Entenda a importância da integração corporativa e como aplicar na sua empresa

Entenda a importância da integração corporativa e como aplicar na sua empresa

Pense um pouco e tente encontrar a semelhança entre um avião, um smartphone e uma ponte. Se analisarmos o design, não encontraremos nenhum fator em comum. Porém, ao refletirmos sobre a finalidade dessas produções humanas, descobriremos a similaridade entre elas. Afinal, todas foram feitas para conectar pessoas e lugares. Esse também é o objetivo da integração corporativa.

O que acha de explorar um pouco mais esse conceito empresarial? Neste artigo, abordaremos a importância dele e as vantagens que apresenta para as empresas. Acompanhe!

O que é integração corporativa?

Como vimos na introdução, os humanos sempre buscam uma maneira de unir coisas. Na verdade, fomos criados para interagir com outras pessoas, e juntos conseguimos alcançar resultados surpreendentes. É por isso que a prática da integração corporativa é uma aliada para o sucesso de uma empresa.

Esse processo envolve o desenvolvimento de ações estratégias que atingem dois patamares: a ambientação de novos colaboradores à cultura e ao time interno, além de promover o espírito colaborativo entre a equipe. Para o primeiro grupo, a integração corporativa reduz o difícil processo de adaptação, que tende a diminuir o foco e a produtividade nas primeiras semanas de trabalho.

Já o segundo aprende o valor do trabalho em conjunto. Além de perceber a elevação da qualidade dos seus serviços, do engajamento, da criatividade e da felicidade. Com isso, a empresa ganha equipes otimizadas, comprometidas e altamente dispostas a atingir as metas corporativas.

Quais são as vantagens desse processo?

No livro “Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional”, os autores Luis C.G. de Araújo e Adriana A. Garcia falam sobre um benefício valioso da integração corporativa: um RH totalmente conectado e envolvido com as demais áreas da empresa. Quando isso acontece, as vantagens que apresentaremos a seguir têm alcances globais para o negócio.

Aumento da produtividade e da inovação

No quesito produtividade, a integração corporativa tem um alto impacto. Não é novidade para ninguém que, quando temos o apoio de outros na realização de uma tarefa, ficamos mais motivados a dar o nosso melhor. É exatamente isso que ocorre com as equipes conectadas.

Além disso, a implantação dessa prática abre as portas para a inovação, que também fomenta a produtividade. Como assim? No atual mundo empresarial, nota-se que as organizações preocupadas com a integração das equipes naturalmente começam a investir em tecnologias que facilitem esse processo.

Esse quadro é apresentado pela Gartner Group (empresa de consultoria). Segundo essa organização, as ferramentas virtuais, como a inteligência artificial (IA), elevam o desempenho dos colaboradores. Por isso, até 2021, 70 % das instituições pesquisadas usarão a IA para integrar a equipe objetivando o aumento da produtividade.

Atração de talentos

Atualmente, as empresas disputam pelos grandes talentos profissionais. Para atraí-los, elas elaboram estratégias que tornem a organização mais chamativa, como o employer branding (marca empregadora).

Quando a instituição tem a reputação de incentivar a integração das equipes, demonstra para os profissionais de alto desempenho a sua cultura voltada para práticas eficientes. Diante disso, os processos seletivos chamarão a atenção de candidatos com competências desejadas pelo negócio.

Melhoria no treinamento

Os programas de treinamentos precisam ser embasados nas diretrizes da integração corporativa. Sendo assim, nada melhor do que incluir atividades que estimulem o espírito de equipe e a prática da colaboração para alcançar resultados. Para isso, o processo de treinamento empresarial Team Building é o ideal.

Por meio de atividades lúdicas estruturadas na aprendizagem experiencial, os colaboradores aprendem a trabalhar juntos para resolver problemas, apresentar soluções e atingir objetivos organizacionais. Todos esses benefícios são alcançados com a assessoria da empresa Team Building Brasil.

Junto com a empresa que deseja integrar as equipes por meio do treinamento, a Team Building Brasil direciona o melhor tipo de atividade de acordo com o objetivo empresarial. É possível, também, personalizar o processo de aprendizagem, focando, por exemplo, no desenvolvimento de competências dos colaboradores. Desse modo, fica muito mais fácil de promover a integração corporativa. Afinal, o time interno aprenderá na prática quais são as vantagens desse método eficiente.

O que achou do nosso artigo? Queremos ajudar a sua empresa a implantar a integração corporativa! Entre em contato com a equipe de especialistas apaixonados pela aprendizagem experiencial da Team Building Brasil! 

Sem comentários.

Postar um comentário