Aprenda como implantar o endomarketing na sua empresa com 7 passos

Aprenda como implantar o endomarketing na sua empresa com 7 passos

Se você se preocupa com o bem-estar e qualidade de vida de seus colaboradores, quer melhorar o clima organizacional e, consequentemente, a produtividade da sua empresa, precisa implantar o Endomarketing.

Antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante deixar claro o significado deste termo. São ações de marketing, mas que se voltam para dentro do seu negócio. Trata-se de uma maneira de promover a imagem da organização frente às equipes, o que vai melhorar a integração e aumentar a motivação, reduzindo assim o turnover.

Além disso, o Endomarketing visa à satisfação das pessoas. Assim, seu time vai sentir orgulho em pertencer à empresa, trabalhar com entusiasmo e responsabilidade e ainda transmitir esse sentimento positivo para as pessoas com as quais convive.

Quer saber como colocar o Endomarketing em prática na sua empresa? Confira 7 passos neste post!

1. Faça pesquisas de satisfação

Para implantar ações de Endomarketing que sejam efetivas para sua empresa, é importante saber o que pensam seus colaboradores. Assim, procure realizar uma pesquisa de satisfação a fim de conhecer as demandas, bem como sugestões de melhorias.

Você pode fazer isso via formulário de papel ou por e-mail. O importante é colocar em prática o que for possível para que os colaboradores saibam que estão sendo ouvidos.

2. Melhore a comunicação interna

A empresa deve manter um diálogo com as equipes em relação a todas as ações, mudanças e novos projetos, evitando assim fofocas e intrigas. É fundamental também deixar claro que há abertura para que os colaboradores falem e exponham seus pontos de vista.

3. Promova atividades de integração

Na implementação do Endomarketing, é essencial planejar atividades de integração para os colaboradores em situações que não sejam a rotina do escritório. É possível em várias alternativas:

  • ginástica laboral para realizar o alongamento durante a jornada de trabalho;
  • dinâmicas a fim de promover a sociabilidade e descontração;
  • realização de eventos corporativos;
  • jogos em equipe, que estimulem a comunicação e pensamento estratégico;
  • realização de programas de voluntariado para ajudar entidades assistenciais.

4. Ofereça benefícios

É importante que o colaborador se sinta recompensado, então por que não oferecer benefícios? Não se trata de vale-transporte, alimentação ou plano de saúde, mas de gratificações diferenciadas, como:

  • descontos em academias e salões de beleza;
  • ingressos de cinema e teatro;
  • flexibilidade no horário de trabalho;
  • possibilidade de home office, se o seu negócio permitir;
  • bonificações em dinheiro por bom desempenho ou alcance de metas.

5. Estabeleça um plano de carreira

O colaborador deve sentir que pode crescer na sua empresa, por isso é interessante oferecer um plano de carreira. Assim, quando houver a abertura de cargos para um nível maior, promova as pessoas mais dedicadas e capacitadas.

As equipes ficarão mais motivadas, pois sabem que seu trabalho é valorizado e que podem se realizar profissionalmente no local.

6. Elogie e agradeça seus colaboradores

Pode parecer bobagem, mas muitos gestores se esquecem de elogiar os colaboradores que se destacam, propõem soluções inovadoras ou simplesmente realizam um bom trabalho.

As pessoas precisam ouvir que estão se saindo bem e que são importantes para organização. Dessa maneira, vão trabalhar com mais disposição e até incentivar o bom desempenho de outros colegas.

7. Realize treinamentos

Tenha uma política de oferecer treinamentos e capacitações aos seus colaboradores. Além de melhorar a produtividade da empresa, você demonstra se preocupar com a qualificação de cada um e consegue engajá-los ainda mais no seu negócio.

Viu só como é possível implantar o endomarketing? Ao promover o bem-estar e satisfação de seus colaboradores, você faz com que todos “vistam a camisa” da sua empresa, o que terá um reflexo positivo nos resultados do seu negócio!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas conheçam os benefícios de adotar esse tipo de ação com os colaboradores!

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