Aumentar produtividade da equipe: como fazer isso de maneira eficaz?

Aumentar produtividade da equipe: como fazer isso de maneira eficaz?

Em geral, há uma baixa produtividade no local de trabalho. Muito tempo é perdido, por exemplo, com tarefas secundárias, falta de alinhamento do time ou conversas paralelas. Portanto, o gestor precisa saber como aumentar produtividade da equipe.

Alguns gestores tentam otimizar a produtividade com base na coerção, mas não é a melhor estratégia. É preciso ir além, desenvolver objetivos claros, criar um bom ambiente de trabalho e estabelecer ótimos incentivos.

Nos próximos tópicos, esclareceremos como aumentar produtividade da equipe de maneira eficaz. Oferecemos algumas dicas que podem ser aplicadas com facilidade dentro da empresa. Por essa razão, continue lendo com atenção.

Promova uma melhor gestão do tempo

A falta de gestão do tempo é um enorme problema. Os profissionais podem gastar horas em tarefas secundárias, reuniões pouco produtivas ou conversas paralelas. Isso mitiga a força de trabalho e, por consequência, a performance de todo o time.

Por essa razão, é preciso estar atento a como o tempo é usado. Estimule o time a planejar, todas as manhãs, o que será feito ao longo do expediente, como e quando. Para tanto, a “Matriz do Tempo” pode ser uma ótima ferramenta.

Estabeleça um objetivo claro e desafiador

Se alguém perguntasse aos seus funcionários “qual o objetivo principal da equipe?”, quantos saberiam responder? Por vezes, faltam objetivos audazes e bem delineados. Como o time não sabe para onde seguir, perde produtividade.

Portanto, vale investir na definição de objetivos desenhados à luz do método SMART. Eles devem contar com 5 características-chave, precisam ser: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.

Ofereça bons feedbacks aos colaboradores

A comunicação com os talentos é crucial. É preciso oferecer bons feedbacks para que conheçam seus pontos fracos, que estão atrofiados e precisam ser desenvolvidos, além de fortalecer os pontos fortes e buscar trabalhar ainda mais eles. Infelizmente, muitos líderes têm medo de oferecer esse retorno.

Não há um manual ou passo a passo para o bom feedback. Mas é sempre interessante balancear as críticas e elogios, oferecer o retorno de forma individual, com local e horário previamente planejados. Assim, terá maior proveito.

Promova treinamentos bem elaborados

Para que um profissional tenha êxito em suas atividades, primeiro, precisa estar bem capacitado. Infelizmente, muitos talentos possuem competências estagnadas, o que impede o alcance de resultados fora do lugar-comum.

Nesse caso, é interessante promover novos programas de treinamento. Comece avaliando as competências (os conhecimentos, habilidades e atitudes) que estão abaixo do esperado, depois avalie como elas podem ser desenvolvidas e coloque a “mão na massa”.

Como pode observar, existem diferentes estratégias para aumentar a produtividade da equipe. É preciso investir na melhor gestão do tempo, na definição de objetivos realistas e desafiadores, na melhoria da comunicação interna e oferta de feedbacks mais completos, além de programas de treinamento da equipe. Assim, os times poderão ser beneficiados e a empresa — nos diferentes níveis e áreas — poderá obter grandes resultados.

E aí, gostou do nosso artigo e quer aumentar produtividade da equipe? Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir as soluções que separamos para você. Vamos lá!

Sem comentários.

Postar um comentário