4 dicas para desenvolver soft skills em uma equipe

4 dicas para desenvolver soft skills em uma equipe

O termo soft skills representa as competências comportamentais dos talentos, geralmente ligadas às aptidões mentais, emocionais ou sociais. Essas competências precisam ser aprimoradas na equipe.

Ao desenvolver certas soft skills, os profissionais conseguem melhorar seus relacionamentos interpessoais, desenvolver uma maior inteligência emocional e aumentar a capacidade de automotivação. Logo, estarão mais preparados para enfrentar os desafios do dia a dia. A questão é: como desenvolver essas competências?

Nos próximos tópicos, nos dedicamos a explicar 4 dicas para desenvolver soft skills da sua equipe!

1. Saiba quais competências desenvolver

Primeiro, é preciso ter foco. Não adianta incluir treinamentos, dinâmicas ou atividades outdoor, se nem se sabe ao certo quais soft skills o time precisa. Então, dedique-se ao diagnóstico e análise dos comportamentos desejados.

Você notará que uma equipe precisa melhorar a comunicação, enquanto outra tem a necessidade de maior entrosamento ou apreço pela liderança. Como elas têm demandas diferentes, o mesmo treinamento não seria recomendado.

Para identificar as competências-chave que devem ser aprimoradas, realize testes comportamentais, ouça os profissionais e converse com os líderes imediatos. Assim, será possível ter uma visão mais completa e acertada.

2. Realize treinamentos fora do comum

Boa parte dos treinamentos foca na criação de conhecimentos técnicos, como fazer uma venda casada. Isso não é suficiente para desenvolver verdadeiros talentos e nem mesmo aprimorar as soft skills ideais.

Então, por que não oferecer um treinamento fora do lugar-comum? Que tal ensinar aos profissionais como serem mais pacientes e perseverantes? Ou, ainda, equilibrados ao negociar com os clientes e fornecedores?

3. Invista em atividades fora da empresa

Atividades fora do ambiente de trabalho podem somar muito ao aperfeiçoamento do time. Os profissionais são retirados de suas rotinas, o que, por si só, gera uma maior descontração e abertura ao aprendizado.

Isso pode ser associado a atividades que estimulem a inovação e noção de coletividade. Dinâmicas em grupo, desafios e esportes podem ensinar sobre liderança, perseverança e confiança no trabalho.

Como as atividades precisam de um bom planejamento, o mais recomendado é contar com uma empresa especializada no assunto. Assim, do início ao fim, será possível ter segurança e obter ótimos resultados.

4. Faça jogos de negócios e empreendedorismo

Que tal simular o que acontece no dia a dia e deixar os profissionais aprenderem de forma divertida? Os jogos de negócios e empreendedorismo podem promover isso. Portanto, podem ser poderosas táticas para criar soft skills.

Simular o atendimento ao cliente, uma negociação de alto risco, a resolução de conflitos interpessoais, são muitas as possibilidades. O mais interessante é que se cria um cenário para o aprendizado de maneira prática.

Essas são algumas das principais dicas para desenvolver novas competências comportamentais no time. Primeiro, avalie quais soft skills são necessárias, depois integre treinamentos com Dinâmicas, Jogos e simulações para que o aprendizado aconteça. Lembre-se que o desenvolvimento do time é uma das principais obrigações da empresa — além de essencial para seu sucesso e crescimento.

Agora que está por dentro do tema, que tal compartilhar suas experiências ou dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário no post. Vamos lá!

Sem comentários.

Postar um comentário