Soft skills: como aprimorá-las nos treinamentos com colaboradores?

Soft skills: como aprimorá-las nos treinamentos com colaboradores?

A competitividade no mercado de trabalho é alta, porém não é somente o conhecimento técnico e experiência profissional que contam pontos para um candidato se destacar. As empresas buscam também quem tenha desenvolvido as soft skills, habilidades relacionadas ao comportamento, emoção e sociabilidade.

São competências que vão melhorar a relação entre os colaboradores, o clima organizacional, impactando positivamente na produtividade e bons resultados da companhia. A boa notícia é que sua empresa pode desenvolver as soft skills de sua equipe por meio de treinamentos e nas atividades do dia a dia.

Quer entender melhor quais habilidades são essas, e algumas formas de aprimorá-las em seus colaboradores? Confira nosso post!

O que são soft skills?

Skills quer dizer habilidades em inglês e, de acordo com essa ideia, existem dois tipos de skills — hard e soft. As primeiras se referem às competências científicas e técnicas de um profissional. São as habilidades para lidar com alguma ferramenta, software ou ainda um segundo idioma que ela tenha domínio.

Já as soft skills estão relacionadas às competências pessoais, ligadas à postura, comportamento, sociabilidade e manejo das emoções. São habilidades que, para alguns, podem ser natas, enquanto que, para outros, é necessário desenvolvê-las — ainda mais agora que passaram a ser valorizadas no ambiente de trabalho.

Quais as competências mais valorizadas no mercado?

Existem diversas soft skills que podem ajudar bastante o profissional a se destacar no mercado de trabalho. Veja a seguir as mais valorizadas.

Boa comunicação

Saber se comunicar para expor uma ideia com clareza, tirar uma dúvida, discutir um problema e até para ouvir o que outro colega ou gestor tem a dizer é uma habilidade importante no trabalho.

Colaboração

Trabalhar junto, unindo talentos para atingir os melhores resultados. Assim é a colaboração, que deve ser praticada no ambiente corporativo. Pode aparecer no trabalho em equipe ou quando um colega ajuda o outro que está em dificuldade.

Relacionamento interpessoal

Saber se relacionar com outros colaboradores de sua equipe ou de departamentos diferentes é fundamental para desenvolver projetos e trabalhar em prol de um objetivo comum. É essencial saber conviver com pessoas de temperamentos e gerações diferentes, e praticar a empatia.

Flexibilidade

As oscilações da economia e a concorrência entre empresas podem exigir do profissional novas atribuições. Por isso, é necessário ser flexível e estar disposto a aprender e enfrentar novos desafios.

Como aprimorar essas habilidades nos colaboradores?

Se as soft skills são tão importantes para o ambiente corporativo, quais estratégias as empresas podem adotar para desenvolvê-las em seus colaboradores? É possível aprimorá-las na rotina diária e em programas especiais. Confira a seguir.

Estimular potenciais

Gestores e supervisores devem ter o hábito de reconhecer os pontos fortes dos colaboradores e estimulá-los a utilizar esse potencial para melhorar seu desempenho e de toda a equipe. Essa prática motiva o autoconhecimento — percepção que o colaborador tem sobre suas potencialidades e dificuldades, e reflexão sobre o que precisa ser aprimorado ou corrigido.

Oferecer feedbacks

A comunicação pode ser desenvolvida com a troca de feedbacks entre as equipes. É importante que o colaborador saiba como a empresa enxerga seu trabalho, ao mesmo tempo em que é preciso deixar um canal aberto para que ele exponha sua opinião e queixas em relação ao ambiente organizacional.

Promover programas de treinamentos

A empresa deve oferecer programas que envolvam dinâmicas e jogos temáticos para que os colaboradores tenham que vencer algum desafio, solucionar algum problema, sempre interagindo entre si. São atividades em grupo, que vão estimular a comunicação, empatia e colaboração.

O profissional ideal para as empresas deve possuir, além de um bom currículo, competências ligadas ao comportamento e sociabilidade. As soft skills podem fazer a diferença no ambiente de trabalho e desempenho das equipes e, assim, devem ser aprimoradas.

Gostou das dicas para melhorar o clima organizacional e os resultados de um negócio? Confira outros temas como este — é só seguir as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn!

Sem comentários.

Postar um comentário