Conheça os pilares e os impactos da confiança no trabalho!

Conheça os pilares e os impactos da confiança no trabalho!

A construção da confiança no trabalho é um dos maiores desafios encontrados pelos gestores. Não há tecnologias ou metodologias que desenvolvam esse sentimento na equipe. Pelo contrário, a confiança é algo conquistado com muito tempo e esforço, mas que se perde com muita rapidez.

Quando a confiança é a regra na empresa, os resultados são muito positivos. Mas como edificar essa qualidade no ambiente de trabalho? Que atitudes geram um espírito de confiabilidade entre os colaboradores? Responderemos essas perguntas neste artigo.

Por que a confiança no trabalho é um desafio?

Há uma história que conta sobre um acrobata que encantava a plateia com a sua coragem em realizar movimentos ousados. Certa vez, ele perguntou aos expectadores: vocês acreditam que eu andarei em cima dessa corda suspensa sobre o nada empurrando um carrinho de mão? Todos responderam que sim.

Daí, o acrobata fez um desafio: quem de vocês tem coragem de subir no carrinho de mão? O silêncio foi total. Embora ele fosse um artista excepcional, não conseguiu obter a confiança do seu público. De modo similar, um gestor não promove esse sentimento na equipe por, simplesmente, ser um líder habilidoso.

Aí é que “mora” o desafio. Embora seja uma qualidade essencial para o sucesso de uma empresa, as universidades não ensinam como promovê-la, nem os palestrantes têm essa capacidade.

Reforçando esse entendimento, o artigo The Neuroscience of Trust, da Harvard Business Review, citou uma pesquisa feita por Paul J. Zak, professor de psicologia da Claremont Graduate University. Nesse estudo foi explicado que sinais neurológicos indicam quando nós devemos confiar em alguém.

Esses sinais são inibidos por alguns fatores que geram a desconfiança, como a falta de transparência e comunicação nas relações entre líderes e colaboradores. Uma vez erguida essa barreira negativa, derrubá-la não é impossível, mas exige a adoção das estratégias certas.

Qual é a importância da confiança?

O artigo já citado revelou também que as empresas com um elevado nível interno de confiança possuem colaboradores 74% menos estressados, 50% mais produtivos e 76% mais engajados. Qual gestor não quer um time assim? Para tê-lo é preciso erigir os pilares da confiança no trabalho. Vejamos quais são!

Seja claro e construtivo

A maneira como falamos é um fator importante para a construção da confiança. Quando o diálogo na empresa é feito com clareza e de forma construtiva, há um respeito pela opinião do próximo. Dessa forma, todos se sentem ouvidos e compreendidos.

Tenha compromissos com os resultados

A participação ativa e o comprometimento dos líderes com as metas preestabelecidas fortalecerá a confiança do time. Isso é percebido pelos colaboradores quando sentem a vibração do gestor com o sucesso de um projeto e a sua vontade de trabalhar em equipe. Se um objetivo é alcançado, o líder comemora e agradece o engajamento de todos.

Reconheça os erros

É importante que os gestores ensinem aos colaboradores a desenvolverem o espírito de cooperação. O próprio líder pode dar o exemplo por mostrar-se vulnerável, ou seja, pedir a ajuda de outros nas tarefas corporativas. O resultado é a criação de um vínculo de confiança no qual todos se sentem à vontade para solicitar e aceitar o apoio alheio.

Adote a flexibilidade

Não somos imutáveis. Pelo contrário, tanto nós como o mundo a nossa volta está em constante transformação. Sendo assim, vez por outra, imprevistos podem impedir os colaboradores de cumprir prazos ou realizar um serviço com alto nível de qualidade.

Em vez de adotar uma postura agressiva, o melhor é ser flexível por colocar-se no lugar do colaborador. Essa empatia trará a confiança e o respeito de toda a equipe que, por sua vez, imitará esse exemplo.

Em fim, a confiança oferece enormes benefícios para as empresas. Adotando as atitudes apresentadas em nosso artigo, tenha certeza de que fará sua equipe mais feliz e produtiva. Além disso, gerará bons lucros para o seu negócio.

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