É possível alcançar a felicidade no trabalho?

É possível alcançar a felicidade no trabalho?

Alguma vez sentiu uma sensação de contentamento enquanto realizava suas tarefas na empresa? Já comemorou junto à sua equipe o alcance de metas e experimentou um bem estar interno? Essas reações só são possíveis quando há momentos de felicidade no trabalho. Cada vez mais as empresas veem buscando proporcionar um ambiente corporativo saudável, harmônico e alegre. Mas de que maneira elas podem contribuir para a tão almejada felicidade?

Neste artigo, entenderemos melhor o que significa ser feliz no trabalho, por que esse sentimento é importante para os profissionais e como alcançá-lo. Acompanhe!

O que é felicidade?

Embora a busca pela felicidade pareça ser um tema moderno, o livro “Felicidade: uma história”, escrito por Darrin McMahon, revela citações sobre este assunto que remontam o século 6 a.C. No contexto corporativo, esse sentimento aflora quando vivenciamos, por exemplo, o sucesso de um projeto ou somos reconhecidos por algum serviço que realizamos.

No entanto, há uma diferença entre momentos de felicidade, como os citados, e a plenitude dessa sensação. Pessoas realmente felizes conseguem ter emoções positivas como o otimismo, a esperança, a gratidão e a confiança, mesmo em fases desafiadoras de sua carreira.

Martin E. P. Seligman, psicólogo americano, professor da Universidade da Pensilvânia e ex-presidente da Associação Americana de Psicologia, em seu livro Felicidade Autêntica, apresenta a felicidade como uma fórmula:

F: L + C + V

Felicidade é igual a Limites estabelecidos (genética) + Circunstâncias da vida + Voluntário (atividades intencionais), onde a parte genética representa 50% deste cálculo, as circunstâncias 10% e as atividades voluntárias, aquelas que dependem de nossa ação, representam 40% da felicidade. Sabe o que isso significa? Que somos capazes de aumentar nossos níveis de satisfação e bem estar apenas estabelecendo comportamentos intencionais.

Parece utopia? Talvez. Mas é importante lembrar que, diferente do que alguns pensam, a felicidade no trabalho é como tudo na vida: uma questão de escolha. Então, embora existam muitas técnicas e métodos para atiçar a sensação de contentamento nos profissionais, no final, é o indivíduo que decidirá o tamanho da sua felicidade.

Qual é a importância da felicidade no trabalho?

Quando um profissional adquire a felicidade no trabalho, normalmente, torna-se mais engajado, criativo e produtivo. Também realiza serviços de qualidade e ajuda os outros membros da sua equipe, ou seja, é mais colaborativo do que os menos felizes. Além disso, sentimentos de satisfação contribuem para a queda do absenteísmo, estresse e a rotatividade de profissionais.

Esse conjunto de benefícios provém do “flow” (conceito desenvolvido pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi), que significa a imersão em uma atividade sem fazer esforço, mas pelo simples prazer de realizá-la. Vemos essa reação em profissionais que se conectam e enxergam um propósito no seu trabalho, demonstrando altos níveis de entusiasmo, interesse e contentamento.

Como alcançar a felicidade?

Uma pesquisa feita pela Boston Consulting Group, intitulada “Understanding Brazil’s Workforce in a Troubled Time“, demonstrou que, para os brasileiros, a felicidade no trabalho envolve mais a experiência no emprego do que salários altos. Sendo assim, para construir esse sentimento e vivenciar momentos satisfatórios no trabalho, é preciso seguir algumas regras. Veja alguns exemplos.

Tenha um propósito na vida

Qual lugar você quer chegar? O que faz você acordar todos os dias para trabalhar? Essas perguntas o ajudarão a definir um propósito de vida. E não precisa ser necessariamente ganhar dinheiro. É melhor que o emprego seja visto como um meio para alcançar um fim, por exemplo: dar uma boa educação para os filhos.

Crie metas no trabalho

Colocar alvos de curto, médio e longo prazo no trabalho dará direcionamento na sua carreira. Porém, as metas devem ser claras, razoáveis e não motivadas por disputas com outros profissionais. Um bom objetivo pode ser aumentar a qualidade dos seus serviços ou tentar alcançar uma promoção no próximo ano.

Aproveite a jornada

Procure estar focado em suas tarefas. Investigue, encontre e conecte-se com atividades que lhe tragam prazer durante o processo de realização, equilibrando suas habilidades com os desafios.

Separe momentos de lazer

Por mais difícil que seja, é necessário desligar-se do trabalho assim que o expediente terminar. Envolva-se em atividades descontraídas e que fazem bem, como: a prática de exercícios físicos, conversar com a família e sair com os amigos.

Seja paciente

Todos os dias haverá situações que testarão a nossa paciência e, se permitimos, roubarão nossos momentos de felicidade. Quando perceber que está em uma situação tensa, procure afastar-se por alguns minutos, avalie a situação de maneira ampla e concentre-se em aspectos positivos da empresa.

De fato, a felicidade parece algo muito distante para alguns e a rotina de outros. Porém, todos têm a mesma probabilidade de encontrar o bem-estar subjetivo no trabalho. Basta enxergar no seu emprego um objetivo que o ajuda a alcançar metas maiores na vida.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como é possível alcançar a felicidade no trabalho? Queremos que você tenha acesso aos próximos conteúdos. Curta a Team Building Brasil no Facebook e no LinkedIn.

Sem comentários.

Postar um comentário