Quais os benefícios de utilizar gamificação nas empresas?

Quais os benefícios de utilizar gamificação nas empresas?

Você sabia que usar a dinâmica de jogos, com desafios, resolução de problemas e recompensas, pode ser uma forma interessante de fazer o treinamento de equipes? Estamos falando da gamificação nas empresas, um conceito que vem ganhando força e tem como objetivo engajar e desenvolver competências em seus colaboradores.

A questão é que o ser humano é atraído por jogos, pela questão da competitividade e superação. Assim, ao implementar essa técnica, você se vale de uma maneira prazerosa e até divertida de transmitir algum aprendizado a sua equipe, ao contrário de um curso em um formato tradicional de aulas.

Quer entender melhor o que é gamificação, como implementar e quais os benefícios dessa ideia? Acompanhe nosso post!

O que é gamificação?

A gamificação nas empresas é uma forma de apresentar desafios reais aos colaboradores, para que eles vençam etapas, ganhem pontos e, assim, consigam atingir um objetivo. Você utiliza toda a mecânica dos jogos, que envolve competição, rodadas, regras, pontos, níveis, feedbacks e componentes para realizar a dinâmica com os times.

Essa é uma maneira muito interessante de transmitir o aprendizado de forma lúdica, promovendo a cooperação, o espírito de equipe, integrando os colaboradores e medindo desempenhos, oferecendo uma experiência diferenciada.

Como implantar a gamificação com sua equipe?

Embora seja uma metodologia baseada em jogos, a gamificação não é um simples entretenimento. De acordo com o livro “The gamification of learning and instruction”, do autor Karl M. Kapp, esse tipo de treinamento “separa” os principais componentes de um game e utiliza os que se adequam às necessidades de uma equipe.

Sendo assim, para que a gamificação apresente resultados positivos, é necessário estudar como implantá-la na empresa. A seguir, veremos como realizar esse processo.

Estabeleça objetivos

O objetivo é o primeiro passo para uma implementação bem-sucedida da gamificação no treinamento. Para isso, os gestores precisam entender os desafios ou necessidades enfrentadas pelos colaboradores. Digamos que após um estudo minucioso, eles cheguem à conclusão que o time precisa ser mais integrado.

Diante disso, é feita a escolha do tipo de atividade da gamificação que será inserida no treinamento. Por exemplo, as dinâmicas motivacionais têm um alto poder de fomentar o espírito de equipe nos profissionais.

Apresente as regras

É importante mostrar para os participantes como funciona a gamificação. Dessa forma, eles entenderão as regras e ficarão mais motivados a se envolverem ao máximo nas atividades. Alguns entendimentos prévios sobre o tipo, o objetivo, as recompensas e as permissões ou proibições, ajudarão também no direcionamento do treinamento.

Monitore o desempenho

Uma vez escolhido o jogo e entendido o objetivo da sua utilização, será feito um acompanhamento do desempenho de cada participante. Fazendo assim, é possível analisar o grau de imersão, engajamento e progresso dos colaboradores. Além disso, o monitoramento revela a pontuação das equipes – algo que aumenta a empolgação de todos.

Podemos apontar outro benefício desse acompanhamento: realizar ajustes e aprimoramentos no treinamento. Desse modo, fica mais fácil proporcionar uma experiência personalizada para os envolvidos.

Utilize a tecnologia

Um dos aliados dos treinamentos por meio da gamificação é a tecnologia. Plataformas online desenvolvem jogos especificamente para as necessidades dos colaboradores. Assim, eles podem participar por meio do notebook, tablet ou smartphone, formando times e enfrentando desafios. Ao final, sai um vencedor ou uma equipe vencedora.

Devido às incríveis funcionalidades das aplicações tecnológicas, o treinamento baseado na gamificação terá uma infinidade de possibilidades. Por exemplo, os colaboradores participarão de atividades que mesclam desafios, experiências, votação simultânea e até quiz de perguntas e respostas.

Defina os jogos dos treinamentos

Outra maneira de utilizar a gamificação é aplicar a dinâmica dos games na vida real. Pode-se elaborar atividades com etapas que devem ser vencidas com a resolução de problemas. A ideia é ter um objetivo de acordo com o que precisa ser aperfeiçoado no ambiente organizacional, definir as regras, dividir os colaboradores em equipes e propor o desafio.

Em todas as etapas é fundamental que eles recebam feedbacks, que permitem avaliar comportamentos durante o jogo, além de possibilitar o direcionamento para ajustes necessários. Imagine que os gestores queiram desenvolver ou estimular as skills (habilidades) dos colaboradores. Nesse caso, os games serão adaptados para esse objetivo, talvez envolvendo gincanas ou jogos de tabuleiros.

Quais os benefícios dessa ideia?

Utilizar a gamificação traz uma série de vantagens para os colaboradores e também pode aumentar a produtividade na empresa. Vejamos a seguir os principais benefícios dessa prática.

Engaja os colaboradores ao objetivo da empresa

O programa de gamificação deve estar alinhado aos propósitos da organização. Assim, quando você propõe uma dinâmica que motiva os colaboradores, consegue engajá-los mais facilmente aos objetivos do negócio, melhorando os resultados. Foi o que revelou a pesquisa “The 2019 Gamification at Work Survey” .

Segundo esse estudo, a equipe interna sente-se 89% mais produtiva e eleva a felicidade em 88%, quando tem uma experiência de aprendizagem baseada na gamificação. Consegue imaginar como um time com esse nível de contentamento contribuirá para o alcance dos objetivos do negócio?

Aumenta a autoconfiança

Quando o colaborador percebe que consegue superar as etapas e é reconhecido por isso, sente-se mais confiante. Isso terá reflexo em suas atividades na empresa, pois é um incentivo para que ele se arrisque mais, proponha novas ideias e seja mais criativo.

Trabalha a comunicação

Formar times para a resolução de problemas com a gamificação, além de promover uma competição saudável, melhora a habilidade de comunicação nas pessoas. Elas terão que saber como argumentar, além de ouvir o outro para conseguir chegar a uma solução e “passar de nível”.

Melhora o ambiente interno

Colaboradores mais motivados e entrosados melhoram o clima organizacional, com a redução de conflitos e aumento da produtividade.

Retenção do conhecimento

Imagine um pai que deseja ensinar seu filho a pescar. Ele pode passar horas falando sobre técnicas, ferramentas e hábitos dos peixes. Porém, o filho aprenderá mais rápido se vivenciar a pesca. A razão para isso é simples.

Normalmente, nós retemos mais conhecimento quando praticamos o que aprendemos em vez de apenas escutar uma série de conceitos. Como a gamificação exige a participação ativa dos profissionais em todas as etapas, os aprendizados se fixam profundamente na mente deles.

Aplicação de feedbacks construtivos

Muitas empresas reconhecem que apolítica do feedback é uma prática extremamente importante para o negócio. No entanto, inserir esse conceito pode ser um grande desafio. Como a gamificação pode ajudar? Por meio da sua metodologia que exige a aplicação de feedbacks construtivos.

Sendo assim, os participantes entendem como e onde podem melhorar no seu desempenho profissional. Por outro lado, os gestores aprendem como fornecer feedbacks simples, diretos, relevantes e personalizados. Sem dúvidas, os benefícios atingem todas as esferas do negócio.

Podemos dizer que a gamificação se encaixa muito bem com a nova realidade corporativa na qual a tecnologia é a base de tudo. Além disso, as técnicas experienciais ajudam na formação de profissionais altamente focados em resultados. Por isso, essa metodologia promete firmar-se ainda mais nos anos à frente.

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