Dinâmicas Motivacionais: 4 exemplos para melhorar o desenvolvimento dos colaboradores

dinâmicas motivacionais

Dinâmicas Motivacionais: 4 exemplos para melhorar o desenvolvimento dos colaboradores

Já pensou no seu time atuando plenamente, com inspiração, engajamento nas suas atribuições e consequentemente com a motivação lá em cima? Com certeza isto é o que os líderes desejam, e está aí um dos grandes desafios do momento. Mas como proporcionar isto? É realmente possível motivar alguém? Quais estratégias eficientes um líder pode utilizar? Neste artigo você será orientado por métodos ágeis e ativos, entretanto, não pretendemos esgotar o tema, já que existem diversas estratégias e cada empresa possui uma realidade, necessidades e possibilidades.

Você sabe quais são os reais benefícios de uma dinâmica motivacional para o desenvolvimento dos colaboradores? Continue lendo nosso conteúdo e entenda melhor sobre esse assunto. Além disso, confira também 4 exemplos que podem ser aplicados em sua empresa.

Não é possível motivar ninguém! Como assim?

Com base na definição que os autores Gareth R. Jones e Jennifer M. George deram no renomado livro Contemporary Management, a motivação é uma força psicológica que determina a direção, o nível de esforço e a persistência de um profissional.

A motivação ocorre de dentro pra fora, a força propulsora é interna e somente assim é possível dizer que o indivíduo está motivado. Alguns dos elementos que compõem a motivação são os interesses, crenças e valores individuais, o que podemos chamar de motivadores. Estes são “ativados” por meio de estímulos internos ou externos. Por isso, o ideal seria chamarmos de “dinâmicas de incentivo motivacional”, ao invés, de dinâmicas motivacionais, pois neste caso, a motivação provém de um incentivo ou estímulo extrínseco.

Preciso viver meu desenvolvimento!

O ambiente de trabalho atual é muito dinâmico e tem exigido cada vez mais as habilidades socioemocionais, as soft skills e a potencialização das forças pessoais. Todas estas questões envolvem de forma significativa a inteligência emocional, ou seja, o sentir. Portanto, um modelo onde alguém queira transmitir conteúdos já não é eficiente, é preciso promover experiências, estimular reflexões com base no sentimento, promover consciência e consequentemente mudanças de atitudes sustentáveis. Por isso, as dinâmicas motivacionais são utilizadas, pois proporcionam tudo isto quando corretamente desenvolvidas. O individuo é ativo no seu desenvolvimento, é o protagonista.

Com essa explicação, fica bem claro que a motivação dos funcionários é uma das engrenagens mais importantes de um negócio. Em vista disso, o RH moderno se preocupa em desenvolver estratégias que fomentem o engajamento da equipe interna por meio de práticas voltadas à experiência do colaborador (employee experience).

Nesse aspecto, as dinâmicas motivacionais promovem atividades que estimulam sensações positivas direcionadas ao engajamento e à produtividade dos colaboradores.

Quais dinâmicas motivacionais podem ajudar o desenvolvimento dos colaboradores?

Existem vários tipos de dinâmicas motivacionais que melhoram o desenvolvimento e a motivação dos colaboradores, cada uma com técnicas e atividades direcionadas para o trabalho colaborativo. Neste tópico, vamos apresentar algumas delas. Confira a seguir!

1. Quem eu levo?

Essa dinâmica tem a finalidade de ajudar os participantes a identificar qualidades nos outros e entender como são vistos pelas pessoas ao seu redor. Funciona assim:

  • os profissionais recebem uma folha de papel e um envelope;
  • nesse papel, eles devem indicar quais participantes do grupo levariam para uma ilha, uma festa, uma viagem (entenda que isto pode ser direcionado para o seu propósito, por exemplo: para resolver um problema, criar uma solução, etc.);
  • depois, a folha é colocada dentro do envelope e entregue aos responsáveis pela atividade.

No final, os gestores saberão quais participantes são mais ou menos admirados pelo grupo. Com esses resultados em mão, é possível traçar estratégias de treinamento e desenvolvimento.

2. Ilha do tesouro

Nessa atividade, uma caixa de bombons é posicionada em cima de uma folha de jornal em um dos cantos da sala. Do outro lado do ambiente, os participantes devem formar duplas e, também, se posicionar em cima de folhas de jornais. O objetivo é alcançar a “ilha do tesouro” apenas utilizando as folhas como meio de transporte, sem arrastar os pés, sem sair de cima do papel ou rasgá-lo.

Só há um único jeito de chegar à caixa de bombons: uma equipe tem que convidar a outra para subir em sua folha de jornal e utilizar a vazia como base para avançar ao destino. Dessa forma, a dinâmica estimula o trabalho em equipe, fazendo com que todas as duplas trabalhem juntas.

3. Verdade ou mentira

Nessa dinâmica motivacional, cada participante escreve três afirmações sobre si próprio — duas verdadeiras e uma falsa. Após isso, cada um lê o que escreveu para o grupo e ganha quem acertar quais respostas são verídicas ou não.

Em muitos casos, os profissionais acabam percebendo que passar várias horas por dia no mesmo setor não significa que conhecem bem um ao outro. Dessa forma, os participantes aprendem o valor da comunicação e da empatia .

4. Campo minado

Em um ambiente cheio de obstáculos, os participantes são divididos em duplas. Dessa forma, um deve auxiliar o outro (que está com os olhos vendados) a esquivar-se das barreiras em seu caminho.

É uma atividade muito divertida, mas extremamente importante para identificar a capacidade de orientar, liderar, praticar a empatia, compreender instruções e seguir orientado para resultados. Assim, poderá te auxiliar a identificar características de relacionamento, comunicação e até mesmo identificar potenciais líderes.

Sem dúvida, as dinâmicas motivacionais são ferramentas valiosas para as organizações. Uma vez que promovem reflexões importantes para os colaboradores e ajudam os gestores a conhecerem as competências e características dos seus times.

Gostou de conhecer alguns tipos de dinâmicas motivacionais? Quer conferir outros conteúdos como esse? Então, assine a nossa newsletter e não perca os nossos próximos artigos!

Sem comentários.

Postar um comentário