Como construir equipes de alto desempenho utilizando dinâmicas?

Como construir equipes de alto desempenho utilizando dinâmicas?

Existem equipes e equipes de alto desempenho. A diferença em termos de resultado é enorme. Esse segundo grupo conta com três características-chave: propósito, paixão por desafios e liderança de alta performance.

Nos processos de criação de verdadeiros times, as dinâmicas têm grande relevância. Elas ajudam a encontrar o talento certo, integrar recém-contratados, gerar sinergia na equipe, melhorar o clima e aproximar a liderança.

Nos próximos tópicos, nos dedicamos a explicar como você pode construir equipes de alto desempenho com as dinâmicas em grupo. Boa leitura!

Conte com dinâmicas no processo de seleção

O processo de seleção nem sempre é fácil. Não basta encontrar alguém tecnicamente capaz, o profissional deve ter aderência ao time de trabalho e alinhamento à cultura. Do contrário, o resultado não será o ideal.

Nesse contexto, a dinâmica é muito importante. Ela ajuda a identificar como os candidatos à vaga lidam com desafios, relacionam-se com outros profissionais e agem sob pressão. Logo, dá para ter uma visão mais clara.

No decorrer das dinâmicas, alguns candidatos se mostram analistas, outros dominantes ou influenciadores. Tendo isso em vista, poderá contratar as pessoas certas para criar a equipe de alto desempenho.

Integre os recém-contratados de maneira descontraída

integração é um processo crucial, pois permite que os novos contratados se sintam realmente parte do time e vistam a “camisa” da empresa. Isso tem impacto na performance do time. O problema é que, na maioria das vezes, a integração é um processo chato, demorado e altamente burocrático.

Uma forma de tornar a atividade mais interessante é apostar em dinâmicas. Convide o novo funcionário e os mais velhos para participarem de jogos e quizzes sobre a empresa. Assim, o processo será mais natural e divertido.

Estimule o maior envolvimento da alta liderança

Como explicado, um dos principais fatores para o alto desempenho do time é a liderança. Quando o líder não é presente ou entrega resultados fracos, está dando um “cheque em branco” para que os funcionários façam o que quiserem, inclusive para que entreguem resultados medíocres.

Mais uma vez, a dinâmica pode ser a melhor solução. Ela permite que os líderes tenham maior envolvimento com o seu time, além de criar laços mais sólidos. O desempenho superior, claro, será a consequência.

Invista em práticas de Team Building

Se acha que os talentos só precisam ser integrados após a contratação, está enganado. Essa aproximação deve ser um processo contínuo, objetivando deixar os talentos mais unidos, alinhados e confiantes no trabalho.

Nesse sentido, a dinâmica pode ser uma das principais práticas de Team Building. Em outras palavras, pode ser a ferramenta-chave para que os talentos se enxerguem como um time e depois trabalhem em sintonia.

Em algumas empresas, infelizmente, o que se vê é algo oposto. Talentos que são estimulados a competir de forma danosa à noção de time e ao clima interno. Isso implica em mais resultados negativos que positivos.

Como é possível observar, há muitas formas de criar equipes de alto desempenho ao usar dinâmicas. Você poderá contratar, integrar, instigar e reforçar o espírito de equipe com as técnicas certas.

Agora que está por dentro do tema, aproveite para entrar em contato conosco. Temos as melhores soluções em técnicas de Team Building e podemos te ajudar a atingir ótimos resultados. Vamos lá!

Sem comentários.

Postar um comentário