Por que os jogos empresariais são importantes para o negócio?

Por que os jogos empresariais são importantes para o negócio?

O que entendemos sobre Jogo? Podemos traduzi-lo como brincadeira, divertimento. O jogo é uma atividade física ou intelectual que integra um sistema de regras e pode definir um indivíduo (ou um grupo) vencedor e outro perdedor. Trazendo este cenário para o ambiente corporativo, os jogos empresariais tornam-se ferramentas poderosas para o desenvolvimento do espírito de equipe, cooperação e colaboração.

Mas como funcionam os Jogos nas empresas? Quais são os benefícios para os colaboradores e para as organizações? Explicaremos neste artigo. Acompanhe!

O que são os jogos empresariais?

Uma das finalidades dos jogos empresariais é desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores de uma instituição. Também é possível descobrir ou aprimorar talentos, além de garantir melhor aprendizado por meio de simulações, ou seja, saindo da teoria e colocando a mão na massa. Outro objetivo é estimular o trabalho em equipe e a participação colaborativa.

Existem diversos tipos de jogos empresariais, com variedade nas modalidades. Pode-se envolver todos os integrantes da empresa ou apenas um determinado setor. Tudo vai depender dos objetivos e questões a serem trabalhadas e fortalecidas.

Durante todo o programa, os participantes são acompanhados de perto e seus rendimentos mensurados. Dessa forma, a empresa percebe na prática a evolução do seu time por meio das técnicas dos jogos empresariais.

Quais são os seus benefícios?

Quando jogamos nos conectamos com nós mesmos e isso permite ser e expor quem realmente somos. A partir disso, é possível gerar reflexão em relação as nossas atitudes e comportamentos. O objetivo é potencializar aquilo que temos de bom e buscar maneiras de melhorar pontos necessários. Vejamos outros benefícios dos jogos empresariais:

Desenvolvimento de habilidades

Os atuais gestores de RH estão em busca de colaboradores que tenham as valiosas soft skills. Essa tendência continuará nos próximos anos, pois um dos conceitos da liderança 4.0 (novo modelo de gestão) é gerenciar estrategicamente as competências do time.

Mas como descobrir as habilidades dos colaboradores? Embora existam aplicações virtuais que mensuram as soft skills, é por meio de atividades práticas que ocorre essa identificação. Por exemplo, imagine que a empresa esteja procurando um profissional que tenha um pensamento estratégico, ao incluir o colaborador em um jogo empresarial que exija essa competência, ficará evidente se ele a possui ou não. Uma vez identificada, a organização pode colocá-lo em um programa interno de desenvolvimento.

Aumento da integração entre colaboradores

Vivemos em um mundo no qual as pessoas se relacionam muito virtualmente. Esse comportamento também pode acontecer dentro da empresa. Talvez uma equipe trabalhe no mesmo ambiente o dia inteiro, mas com pouca interação física. O resultado da falta de comunicação qualificada é a queda na qualidade dos serviços dos colaboradores.

Contudo, há jogos empresariais que incentivam os participantes a se conhecerem melhor. Isso ocorre por meio de atividades que exijam a solução de um problema em equipe ou simplesmente a socialização do grupo. Geralmente, os colaborados fazem boas amizades quando percebem as qualidades dos colegas de trabalho.

Inserção da aprendizagem experiencial

Uma prática eficiente para capacitar os funcionários é implantar um programa de treinamento. Embora as aulas teóricas sejam importantes, a experimentação é uma das fases fundamentais da aprendizagem. Dessa forma, o colaborador retém melhor o conhecimento e entende como aplicá-lo nas demandas internas.

Com as técnicas dos jogos empresariais, os participantes vivenciam na prática os resultados dos ensinamentos. A consequência disso é um maior engajamento da equipe e a consolidação da cultura do aprendizado na empresa.

Para ter sucesso com os jogos empresariais, o melhor a fazer é contratar uma instituição especialista no desenvolvimento de atividades voltadas para o mundo corporativo. Por exemplo, a Team Building Brasil é referência nessa modalidade de treinamento.

Com as atividades desenvolvidas, a sua empresa verá os resultados do investimento nos jogos empresariais. Sendo assim, valerá a pena contratar esses serviços e perceber o crescimento profissional dos seus colaboradores.

O que achou do nosso conteúdo? Descobriu por que os jogos empresariais são importantes para o seu negócio? Permita que os seus colaboradores tenham essa experiência na carreira. Entre em contato com o time de especialistas da Team Building Brasil!

Sem comentários.

Postar um comentário