Você sabe como evitar ruído de comunicação na empresa?

Você sabe como evitar ruído de comunicação na empresa?

O diálogo é crucial ao sucesso nos negócios, pois permite que os profissionais atuem com alinhamento e motivação. Empresas que investem na comunicação geram 47% a mais de retorno sobre investimento, em média. Mas quando há ruído de comunicação, o problema pode ser grande e afetar a todos.

Em resumo, ruído é todo obstáculo ao diálogo — impede que a mensagem vá do emissor ao receptor com qualidade. Quer entender mais do assunto e descobrir os principais tipos de ruídos? Continue a leitura!

Quais os tipos de ruídos de comunicação?

A comunicação está sempre presente na empresa, por exemplo, quando o CEO envia um e-mail para os colaboradores. Mas ela nem sempre ocorre com a qualidade desejada, em especial pelos impedimentos.

Existem diferentes ruídos, mas podemos classificá-los em quatro blocos:

  1. fisiológico — barreiras fisiológicas, como a dor de cabeça ou em outras partes do corpo;
  2. semântico — está na própria linguística, quando a mensagem tem termos técnicos e não é entendida;
  3. psicológico — está na cabeça das pessoas, por exemplo, a mente vagante (presenteísmo);
  4. físico — tem origem externa. Construções, trânsito, aparelho de som com volume alto;

A comunicação com os funcionários e entre diferentes departamentos pode ser atrapalhada por um ou mais desses ruídos. Em uma reunião, é possível que todas essas barreiras estejam presentes e impeçam o entendimento do receptor da mensagem.

Existem muitos problemas ligados aos ruídos, como a falta de alinhamento do time, o desentendimento na busca pelos objetivos e a emersão de conflitos interpessoais. Por essa razão, é preciso estar atendo.

Como evitar os problemas na comunicação?

É importantíssimo que o gestor busque por estratégias para mitigar os ruídos e arquitetar uma comunicação mais fluida com os funcionários e clientes do negócio. Para tal fim, algumas dicas podem ser úteis.

Integre novos canais de comunicação

Muitas empresas contam apenas com os canais básicos, como e-mail e murais de recados, mas é preciso ir além disso e integrar novos meios de comunicação. Existem muitos atuais, por exemplo:

Avalie qual canal melhor se adéqua à equipe de trabalho e ao orçamento da empresa, depois aproveite para implementá-lo. Além da tecnologia, é preciso educar os profissionais para utilizá-la com acerto.

Melhore a integração do time

Outra medida importante é dar “asas” ao espírito de equipe. Quando os profissionais não estão devidamente integrados, deixam de se relacionar e, portanto, se comunicar como necessário.

O recomendado é usar técnicas de team building. Grosso modo, consiste em desafios clássicos, como jogos, capazes de aproximar mais os funcionários, assim como estimular a comunicação e a superação de desafios.

Crie uma cultura de feedback

Também é necessário criar uma cultura que valorize a comunicação interpessoal. Os líderes e liderados devem se sentir mais livres para dar e receber feedback (retornos de informação).

Mas é preciso ter atenção para que o feedback seja saudável e equilibrado. O recomendado é apostar no modelo sanduíche, que alterna críticas construtivas e elogios para manter os talentos estimulados.

Qual o papel da liderança na comunicação?

Por fim, é preciso envolver toda a liderança na comunicação. A partir do CEO, todos os líderes devem se comprometer em cascatear as informações certas e garantir que seus subordinados fiquem bem informados.

Quando não há uma boa relação líder-liderado ou quando esse efeito cascata não acontece, é comum que a comunicação seja prejudicada, que o número de erros aumente e que o negócio seja penalizado.

Ao colocar essas dicas em prática, você conseguirá reduzir os ruídos de comunicação, alinhar o time de trabalho e criar um clima de transparência. Assim, toda a empresa — nos diferentes níveis e áreas — será beneficiada.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar nossas novidades. Estamos no Facebook LinkedIn.

Sem comentários.

Postar um comentário