Saiba o que é Team Building e quais as suas vantagens

Saiba o que é Team Building e quais as suas vantagens

Sabe aquelas brincadeiras infantis de roda? Mesmo adultos, não conseguimos esquecer delas e das melodias que as embalavam. Nosso objetivo era simplesmente brincar com as outras crianças até cansar. Porém, nem imaginávamos as lições de vida que estávamos aprendendo, como a importância da coletividade. Podemos comparar essas atividades com o objetivo do Team Building.

Já ouviu falar nesse processo de aprendizagem? Neste artigo, explicaremos sobre ele, apontaremos suas vantagens e como introduzi-lo na sua empresa. Acompanhe!

O que é e qual a importância do Team Building?

Team Building é um termo que vem do inglês e significa “construção de times”. Refere-se ao conjunto de ações destinadas a promover a aproximação dos colaboradores, bem como gerar entusiasmo, confiança e sintonia à cultura da empresa.

Um grupo de pessoas é apenas um coletivo humano. Equipes de verdade vão muito além: há alinhamento, sinergia e confiança mútua – aspectos aprendidos com o Team Building. Para isso, esse tipo de treinamento promove atividades dinâmicas embasadas na aprendizagem experiencial, ou seja, a assimilação do conhecimento pela vivência, como fazíamos nas brincadeiras de roda.

Essas atividades são normalmente realizadas fora da empresa por meio de jogos, reflexão, transcendência (análise dos prós e contras de uma mudança) e o debriefing que envolve a aplicação do aprendizado de forma sustentável.

Visando uma imersão profunda do conhecimento, a base teórica e prática do Team Building pode englobar:

  • psicologia positiva e comportamental;
  • educação lúdica e andragogia;
  • neurociência e a inteligência emocional;
  • modelo de competências;
  • gestão de talentos;
  • liderança positiva;
  • autodesenvolvimento;
  • construção de hábitos.

Um dos pilares das grandes empresas é uma eficiente política voltada para um programa de treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Podemos afirmar que o Team Building atende a todos os critérios da excelência dessa prática. Dessa forma, a cultura do conhecimento experiencial transformará os resultados do negócio.

Quais são as suas vantagens?

Henry Ford (fundador da empresa multinacional automobilística Ford) disse certa vez que “a união é um começo. Manter-se juntos é o progresso. Trabalhar em conjunto é sucesso”. Essas palavras resumem bem o foco do Team Building: o trabalho em equipe visando a excelência. Mas que resultados reais esse treinamento apresenta? Vejamos.

Maior integração dos profissionais

A falta de integração pode ser um enorme problema. Quando os profissionais não se enxergam como parte de um time, tendem a competir de forma predatória, o que resulta em conflitos e piora o clima de trabalho.

Ações de Team Building promovem aproximação das pessoas, integrando-as verdadeiramente em um mesmo time. Esse processo pode gerar vantagens até aos recém-contratados, que passam a se sentir parte da família.

Motivação no expediente de trabalho

Os profissionais só trabalham — ou só trabalham bem — quando estão motivados. O problema é quando boa parte das pessoas está desmotivada, sem ânimo para gerar resultados fora do lugar-comum. Por consequência, o nível de produtividade de toda a organização diminui.

Dinâmicas, treinamentos e exercícios outdoor ajudam a mudar isso. Os profissionais podem se sentir mais apreciados pela empresa, um importante estímulo à alta performance. Um maior senso de time também ajuda.

Melhor comunicação interna

Uma enorme quantidade de problemas ocorre pela falta de diálogo no trabalho: de falhas operacionais até o atendimento inadequado aos clientes, passando por conflitos interpessoais e intergrupais. Essa falta de comunicação, muitas vezes, é causada pela pouca familiaridade do time.

Nesse caso, o Team Building tem grande relevância, como contribuir para aproximar os talentos, inclusive os líderes. Isso resulta na maior fluidez do que é dito no dia a dia e também previne fofocas e conversas paralelas excessivas.

Desenvolvimento dos colaboradores

A falta de preparo dos profissionais deve ser um alerta à alta administração. Quando os empregados não têm as competências necessárias ao trabalho, costumam entregar resultados abaixo do esperado. Além disso, atendem mal aos clientes e erram de maneira recorrente no expediente.

Ao optar pela construção da equipe de trabalho, também estará afinando certas competências técnicas e comportamentais dos funcionários, o que influencia no desenvolvimento do time. Esses são só alguns dos principais benefícios, mas existem outros.

A técnica de Team Building tem impacto primário na percepção e no ânimo do time de trabalho, depois no desempenho da empresa em geral.

Para investir no tema, o recomendado é pensar em atividades e programas que fortaleçam o espírito de equipe. Pode ser um treinamento outdoor ou atividades mais descontraídas, por exemplo, canoagem. Essas atividades estimulam o pensamento conjunto e aproximam os talentos.

O importante aqui é sempre ter uma devolutiva, feedbacks com as percepções em relação aos comportamentos dos colaboradores enquanto participavam de determinada atividade. Para isso, é interessante contar com uma empresa especializada em Team Building.

Como implantar o Team Building na sua empresa?

Embora muito eficiente, o Team Building, como outros tipos de treinamento, precisa ser implantado com o direcionamento de estratégias bem planejadas. É o que aconselha o livro “Team Building – proven strategies for improving team performance”, dos autores Jeffrey H. Dyer, William G. Dyer e W. Gibb Dyer.

Essa obra incrível argumenta que a próxima geração de líderes, membros e consultores de equipes, deverão saber como aplicar o conhecimento e as habilidades. Mas para formar esse futuro, os autores citam a importância do Team Building combinada com as estratégias do negócio.

Diante disso, que passos são necessários adotar para implantar esse treinamento na empresa? Confira alguns deles.

Estabeleça um foco

Qual é o objetivo da implantação do Team Building? Seria o desenvolvimento das competências dos colaboradores? A construção de hábitos positivos na equipe? Gerenciar os talentos internos? Otimizar o desempenho dos líderes?

Essas perguntas precisam ser feitas pelos gestores, pois as respostas serão as “placas indicativas” para o direcionamento do treinamento.

Comunique-se com a equipe

É muito importante conversar com os colaboradores sobre o que os motiva a participar de um treinamento corporativo. Com base nessas interações, é possível desenvolver atividades que os estimulem a envolver-se no Team Building. Além disso, um programa de aprendizagem personalizado causa um efeito profundo na equipe, levando-os a praticar os ensinamentos aprendidos.

Proponha atividades diferentes

Para agradar os colaboradores, as atividades que envolvem experiências podem ser diferenciadas. Por exemplo, os board games são muito divertidos e ensinam os participantes a melhorar a comunicação, o espírito coletivo e o pensamento estratégico. Em contrapartida, os games shows são dinâmicos e interativos, ótimos para testar os conhecimentos dos times.

Além disso, os jogos de negócios e empreendedorismo simulam situações do cotidiano da empresa. De maneira descontraída, os participantes aprendem a lidar com os processos de forma profissional. Pode-se também incluir jogos temáticos com objetivo de ensinar os colaboradores a atingirem metas.

Enfim, o Team Building é a inovação dos programas de treinamento. Afinal, entrega todo o conhecimento que os colaboradores precisam, mas de uma forma divertida e imersiva. Sendo assim, a empresa pode esperar um time interno mais capacitado e engajado.

Gostou do nosso conteúdo? Você também apreciará entender por que e como treinar equipes com Team Building. Aprenda agora mesmo!

Sem comentários.

Postar um comentário