Conheça algumas estratégias para desenvolver um bom trabalho em equipe na sua empresa

Conheça algumas estratégias para desenvolver um bom trabalho em equipe na sua empresa

A empresa, em si, é formada por um conjunto de pessoas ligadas a um mesmo objetivo. No entanto, esse coletivo humano não é suficiente para garantir eficiência. É preciso organizar pequenos times e promover o trabalho em equipe, assim obterá grandes resultados.

O problema é que as pessoas nem sempre têm afinidade ou gostam de trabalhar umas com as outras. Quando isso acontece, todo o time é prejudicado e até a performance da empresa é reduzida. Por essa razão, é preciso estratégias que deem asas ao espírito de equipe.

Nós sabemos da importância do assunto e criamos um artigo para você. Hoje, conhecerá as melhores estratégias para desenvolver um bom trabalho em equipe. Continue lendo!

Ofereça um propósito além do lucro

O propósito é visto como algo elevado, mais relevante e generoso, por isso costuma unir as pessoas na busca pelo resultado desejado. Muitas das empresas bem-sucedidas têm declarações de propósito que são inspiradoras e vão além do lucro. E sua empresa, tem?

Para descobrir o seu propósito, questione: “se minha empresa deixasse de existir, o que o mundo perderia?”. Outra opção é reunir a liderança e fazer uma reunião de brainstorming, buscando por um propósito que seja simples, inspirador e, sobretudo, verdadeiro.

Promova jogos e dinâmicas em grupo

O trabalho em equipe depende, em grande parte, do entrosamento dos seus integrantes. Imagine um time de futebol que não tem confiança, companheirismo ou respeito mútuo, é quase certo que o jogo será um fiasco. O mesmo ocorre com os times de funcionários.

Para mudar esse cenário, os jogos e dinâmicas em grupo são ótimas opções. Tire um dia para levar a equipe ao campo, promover brincadeiras, jogos e dinâmicas. Sem dúvida, todos ficarão mais entrosados. Por vezes, isso pode ser feito mesmo dentro da organização.

Integre canais de comunicação interna

A boa comunicação está diretamente ligada ao bom trabalho em equipe. Quando falta diálogo, o número de erros, conflitos e conversas paralelas é maior, o que causa desgaste e afasta os profissionais talentosos. Por outro lado, a boa comunicação resulta em acerto.

Por isso, é importante integrar novos canais que facilitem o diálogo. Murais de recados, redes sociais corporativas e aplicativos mobile são bons exemplos. Também é preciso conscientizar os profissionais, em especial os líderes, sobre a relevância da comunicação.

Recompense a equipe de trabalho

Por fim, ainda é possível recompensar a equipe pelos resultados entregues. A ideia não é premiar os profissionais que mais se destacaram, mas o time como um todo. Assim, todos serão estimulados a trabalhar com sinergia, compromisso e visão de time.

Há muitos tipos de recompensas. O recomendado é que se equilibre as financeiras (como bonificações) e não financeiras (como um dia de folga). Para definir a recompensa ideal, é preciso pensar no orçamento disponível, no tamanho do desafio e no perfil do time.

Como pode observar, dicas simples podem fazer toda a diferença no trabalho em equipe da sua empresa. Os resultados serão benéficos aos funcionários, que terão um ambiente mais harmonioso e tarefas bem divididas, e à empresa, que terá um aumento no desempenho e acerto.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para descobrir como treinar equipes com técnicas de team building. Vamos lá!

Sem comentários.

Postar um comentário