Quais as etapas de um ciclo de aprendizagem vivencial? Confira!

Quais as etapas de um ciclo de aprendizagem vivencial? Confira!

Somos eternos aprendizes. Ao ler essa afirmação, recordamos de todos os ensinamentos que aprendemos no decorrer de nossas vidas. Contudo, as lições mais marcantes ocorrem quando não só aprendemos, mas vivenciamos. Com base nessa realidade, foi criado o ciclo de aprendizagem vivencial que proporciona uma maior absorção do conhecimento.

Neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre esse método de ensino. Além disso, mostraremos como funciona cada uma das suas 5 etapas. Vamos mergulhar juntos nesse universo de conhecimento?

O que é o ciclo de aprendizagem vivencial?

O ciclo de aprendizagem vivencial foi criado por David A. Kolb — um dos grandes teóricos educacionais da atualidade. Esse método envolve a transmissão de conhecimento por meio de experiências feitas em grupo ou individualmente. Sendo assim, o aluno se envolve em uma atividade, realiza uma análise crítica e extrai um significado dessa vivência.

Aplicando a aprendizagem experiencial no mundo corporativo, seus ensinamentos ajudam na capacitação das equipes, uma vez que vão além de oferecer teorias, mostrando, também, como aplicá-las e fornecem oportunidades para isso.

Quais são as suas etapas?

Imagine uma criança que está aprendendo a andar de bicicleta. A princípio, o pai segura a bicicleta enquanto o pequeno pedala. Depois, a criança tenta sozinha e cai. Logo se levante e não desiste do seu objetivo.

Por fim, depois de tombos e muito esforço, consegue pedalar por toda a vida. Sem perceber, a criança passou pelas quatro fases do ciclo de aprendizagem vivencial. Vejamos quais são elas.

Vivência

Essa primeira etapa engloba a prática de uma determinada atividade. No contexto corporativo, seria algo como a criação de um produto ou a solução de um problema relacionado a um projeto.

Sendo assim, as equipes trabalham juntas para traçar estratégias que levem a uma finalização eficiente do desafio proposto. A título de comparação, seria como a criança tentando descobrir como manter o equilíbrio sobre a bicicleta.

Relato

Em seguida, ocorre a etapa do relato sobre a atividade feita. Para isso, os participantes falam sobre os desafios, as estratégias e as melhorias que identificaram durante o processo. Essa fase pode ser feita em grupo com a ajuda dos mentores do treinamento.

Por fim, obtêm-se informações significativas que direcionarão o restante da aprendizagem. Essa etapa é similar à que a criança enfrenta ao contar para o pai como tentou se equilibrar sobre a bicicleta e por que acabou caindo.

Processamento

Nesse momento, as equipes se reúnem para reconhecer quem teve um bom desempenho e quem não conseguiu alcançar os objetivos. É uma etapa de análise profunda que envolve discussões positivas e feedbacks, visando elaborar maneiras de alcançar resultados melhores.

Para a criança que está aprendendo a pedalar, seria a fase em que escuta o conselho do pai sobre como manter o equilíbrio em cima da bicicleta. Evitando assim, a próxima queda.

Generalização

Visando transformar toda a vivência em conhecimento prático, o treinamento entra na fase da generalização. Agora, são identificados os padrões de atuação que levaram ou não a bons resultados. Se foram positivos, serão implantados na empresa.

Isso é feito por meio de analogias que representem a realidade do negócio para que os alunos entendam como aplicá-las no seu cotidiano. No caso hipotético que criamos, a criança aprende, por exemplo, que pedalar mais rápido gera mais equilíbrio na bicicleta.

Aplicação

A última etapa do ciclo de aprendizagem vivencial é a aplicação. Agora, é o momento de fixar os ensinamentos, desenvolver metas e apontar o caminho para o desenvolvimento das equipes. O objetivo é que todos saibam como utilizarão o aprendizado na sua carreira e nas estratégias do negócio. Para a criança, é a fase em que aumenta a sua confiança e, por fim, aprende a andar de bicicleta.

Sem dúvida, as etapas desse método de aprendizagem preparam os profissionais para uma vida corporativa mais produtiva e direcionada. Em contrapartida, a empresa ganha um aumento nos resultados internos, por meio de um time de alto rendimento.

Gostou do nosso conteúdo? Ficou impressionado com a abordagem das etapas do ciclo de aprendizagem experiencial? Então, espalhe para o mundo essa informação. Compartilhe esse conteúdo nas mídias sociais!

Sem comentários.

Postar um comentário