Por que evitamos conversas difíceis?

Conversas difíceis

Por que evitamos conversas difíceis?

Quantas oportunidades você está negligenciando ao evitar as conversas difíceis?

Seja para abordar problemas de desempenho, confrontar questões de comportamento inadequado ou discutir mudanças significativas, muitos profissionais sentem uma grande relutância em enfrentar essas situações de frente.

O medo das conversas difíceis sempre foi uma constante em diversos cenários da vida, podendo ser desencadeado por razões psicológicas ou práticas que marcaram nossa jornada.

Quando pensamos no mundo corporativo, essa questão também está presente. No trabalho, essas situações geram muita expectativa e ansiedade, tanto para gestor/diretor quanto para o colaborador. Isto pode ser potencializado quando há uma má gestão das dinâmicas de trabalho, que criam um ambiente onde a comunicação franca e aberta não é incentivada, e por hierarquias que tornam esses momentos mais intimidantes ao criarem barreiras de relacionamento uns com os outros.

Mas afinal, quais são as causas para evitar as conversas difíceis?

De acordo com o livro “Conversas Desafiadoras” da Harvard Business Review Press, as principais razões que servem de gatilho para essa situação incluem:

  • Medo de conflitos
  • Negação de que existe, de fato, um problema
  • Ter uma certeza infundada de que a outra pessoa não mudará
  • Pensar que o problema pode ser contornado ou que se resolverá sozinho

Além desses motivos, também podem ser acrescentados: A dificuldade em expressar os sentimos e opiniões, traumas com conflitos não resolvidos no passado e receio de chatear o outro.

Como se preparar para as conversas difíceis:

Estar pronto para enfrentar esses momentos é crucial já que será uma situação inevitável no mundo corporativo. Conversas difíceis são momentos de verdade que podem fortalecer significativamente os laços entre as pessoas e para que esse momento seja leve, é possível se preparar para ele. Confira algumas dicas!

  1. Faça perguntas abertas
    Ao formular questões que não podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”, você convida a outra pessoa a compartilhar seus pensamentos e sentimentos detalhadamente e de forma mais reflexiva.
  1. Agende conversas importantes em momentos adequados
    Escolher o momento de tranquilidade para abordar tópicos sensíveis pode fazer uma grande diferença.  Conversar quando ambos estão calmos e sem distrações, ajuda a preparar um ambiente propício para a comunicação eficaz.
  1. Crie um ambiente seguro
    Pratique a empatia. Não julgue o que a outra pessoa estiver te falando, tente entender o seu ponto de vista e sentimentos.

Enfrentar conversas difíceis de frente é fundamental para o crescimento e o sucesso de uma organização, pois evitar essas situações, impede as oportunidades de alinhamento e compreensão honesta dos sentimentos, necessidades e expectativas das pessoas.

Portanto, tratar esse medo diariamente com pequenas ações podem levar a um avanço na construção de um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e produtivo.

Team Building Brasil

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