Conheça a abordagem da Comunicação Não Violenta

Conheça a abordagem da Comunicação Não Violenta

Alguma vez já apreciou um casal de bailarinos dançando? É fácil perceber que os movimentos são suaves e harmoniosos. Além disso, ambos parecem estar em perfeita sintonia de pensamentos e sentimentos. Até mesmo a coreografia mais complexa se resume em uma leveza que enche toda a sala de espetáculos. Podemos dizer que a comunicação não violenta é parecida com um perfeito balé.

Como assim? O que significa esse tipo suave de interação? Quais são os benefícios dela? Como incentivá-la dentro da empresa? Neste artigo falaremos sobre esses questionamentos. Vamos lá!

O que é a comunicação não violenta?

O famoso psicólogo americano Marshall B. Rosenberg foi o criador da abordagem chamada comunicação não violenta (CNV). No seu livro, que leva o nome dessa abordagem, ele explica que as nossas palavras não devem ser ditadas por reações repetitivas e automáticas, mas baseadas na consciência do que percebemos, sentimos e desejamos.

Dessa forma, nós conseguimos expressar bons sentimentos mesmo em condições adversas. Em resumo, a comunicação não violenta significa falar sem machucar, ofender ou rebaixar o outro. Para isso, é preciso reflexão e empatia.

Porém, o efeito positivo da comunicação não violenta é uma via de mão dupla, ou seja, os envolvidos em um diálogo devem demonstrar a capacidade de falar de forma empática. Sendo assim, a interação se torna como o balé citado no início do artigo: algo gostoso de se envolver.

Como cultivar esse tipo de diálogo na empresa?

Nós passamos boa parte do nosso dia dentro do ambiente de trabalho. Quando não temos uma interação de qualidade com as pessoas ao nosso redor, é fácil perdermos a motivação, a alegria, e aumentarmos o nível de estresse. Além disso, nossa capacidade de resolver conflitos e proporcionar melhores resultados diminui drasticamente. O resultado é a queda no bem-estar e na produtividade. Mas como cultivar a comunicação não violenta na empresa? Vejamos algumas dicas.

Deixe de lado os julgamentos

Infelizmente, a maioria das pessoas são rápidas em apontar os defeitos e devagar em descobrir a qualidade dos outros. Por isso, muitas vezes, julgamos os colegas de trabalho e suas atitudes com base em critérios pessoais e sem saber de todos os fatos a respeito de um determinado comportamento ou reação.

Quando atuamos como “juízes” do próximo, acabamos proferindo sentenças injustas e impensadas nas conversas diárias. Para evitar isso, é necessário se conectar ao outro, estar aberto a ouví-lo e posicionar seus pensamentos para além do julgamento.

Demonstre empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Seria como sentir a dor dele em nosso coração. Quando temos esse sentimento, nos despimos de emoções negativas e vestimos as atitudes mais nobres. Além disso, a empatia nos ajudará a pensar antes de falarmos alguma coisa.

Por exemplo, um colega de trabalho atrasou a entrega de uma tarefa importante. Em vez de tiranizá-lo, a pessoa empática tentará entender as razões para essa falha. Mesmo se forem injustificadas, ela falará com o colega de um modo firme, mas respeitoso.

Nunca ofenda

Na atual era de grandes transformações e exigências, a paciência com o próximo parece algo que está em extinção. Com muita facilidade, o relacionamento entre profissionais pode se transformar em uma “troca de farpas”. Porém, palavras ofensivas afastam as pessoas e quebram a ponte da comunicação saudável.

Algo que pode ajudar neste caso, é pensar em como gostaríamos de ser tratados e tentar fazer o mesmo pelo outro, afinal, ninguém gosta de se sentir ofendido, certo? Dessa forma, a chance de assertividade no diálogo será maior.

Quais são os benefícios da comunicação não violenta?

Quando a interação entre os colaboradores é feita por palavras bem pensadas, sempre buscando agregar valor aos diálogos, o ambiente na empresa se torna mais agradável. Em vista disso, os colaboradores conseguem desempenhar suas tarefas com mais clareza, além de estreitar as relações, podendo fomentar o espírito de time.

Sem dúvidas, a comunicação não violenta contribui muito para o sucesso da organização.

Gostou de conhecer a abordagem da comunicação não violenta? Quer descobrir como implantá-la com eficiência na sua empresa? Deixe que o time da Team Building ajude nessa conquista. Entre em contato conosco!

Sem comentários.

Postar um comentário