3 DINÂMICAS PARA ESQUENTAR SUAS REUNIÕES VIRTUAIS

3 DINÂMICAS PARA ESQUENTAR SUAS REUNIÕES VIRTUAIS

As dinâmicas de aquecimento para reuniões virtuais, também conhecidas como atividades de “Quebra-gelo”, “Warm-Up” ou “Energizers” são muito bem vindas para o início e retorno de intervalos em reuniões, oficinas, treinamento e desenvolvimento.

Abaixo destacamos 3 atividades que você poderá fazer hoje mesmo com a sua equipe remota.

Para estas dinâmicas consideramos uma plataforma de vídeo conferência comum, neste caso, o Zoom. Esta ferramenta é bacana, pois flexibiliza o número de participantes. Caso seu time seja maior do que a quantidade mencionada abaixo, sem problemas. Para isso, tenha em mente passar a orientação da atividade previamente a todos os participantes. Em seguida, divida-os em salas, considerando cada uma com a quantidade de pessoas mencionada na atividade em questão.

Você poderá encontrar com facilidade tutorias no youtube, com o passo a passo de como dividir os participantes em salas utilizando a plataforma Zoom.

Sem mais delongas, vamos partir para ação?

2 VERDADES E 1 MENTIRA

Objetivo: descontração, desinibição, interação

Tempo: 15min

Quantidade de pessoas: Grupos com 4-5 pessoas

Características: relacionamento interpessoal, análise crítica, descontração, ludicidade, iniciativa

Orientação inicial: Vocês serão divididos em grupos com cerca de 4-5 participantes. Cada pessoa terá uma vez de fala, onde apresentará três situações. Duas delas deverão ser relatos verdadeiros sobre vivências pessoais, e 1 deverá ser falsa. Para você entender melhor, vou dar um exemplo pessoal:

  1. Quando eu saltei de paraquedas pela primeira vez, pulei do avião dando um mortal de costas, seguido por um rasante de cerca de 300m, de cabeça para o solo, em linha reta;
  2. Já tive a oportunidade de fazer rapel em uma parede de rocha, com aproximadamente 110m de altura;
  3. Em uma viagem à Bonito – MS, participei de mergulho em caverna;

Tente adivinhar qual dessas três afirmações é a falsa.

Pensou?

No meu caso, a alternativa 3 é falsa. Embora eu tenha ido para Bonito – MS, não fiz mergulho em caverna. De contrapartida, já saltei de paraquedas e fiz rapel, como sinalizei.

Agora que a explicação ficou clara, espero que você esteja preparado. Calma, não para pular de paraquedas, mas para iniciarmos a atividade.

Cada grupo terá 10 minutos para compartilhar e descobrir mais sobre os outros participantes.

Desenvolvimento: Após a orientação inicial e exemplo, separe os participantes nas salas (de 4 a 5 pessoas em cada grupo). Estipule aproximadamente de 2 a 2,5 min. por participante.

Fechamento: Passados 10 minutos de atividade, os participantes retornarão à sala principal, formando novamente um grande grupo. Reserve entre 5-6 minutos para que alguns possam compartilhar as curiosidades e fatos inusitados que descobriram sobre seus colegas de trabalho. Isso com certeza possibilitará um ambiente de descontração e aproximação entre o time.

1 FATO RARO

Objetivo: descontração, desinibição, interação

Tempo: 15min

Quantidade de pessoas: Grupos com 4-5 pessoas

Características: relacionamento interpessoal, descontração, empatia

Orientação inicial: Os participantes serão divididos em grupos com cerca de 4 a 5 componentes. Cada pessoa terá uma vez de fala, onde apresentará uma situação vivenciada que considera uma experiência única – rara. Os demais membros da equipe escutarão e validarão se realmente trata-se de uma situação atípica. Para letigimar eles deverão considerar se alguém do grupo já vivenciou ou viu algo parecido.

Vou trazer um exemplo de um dos nossos facilitadores da Team Building Brasil, Flaubert Garcia, durante a aplicação desta dinâmica

  • “Já atuei como voluntário em uma Olimpíada e fui cumprimentado pela rainha da Suécia.”

Eaí, alguém mais já saudou, ou conhece alguém próximo que tenha cumprimentado a rainha da Suécia?

Na situação o grupo validou a experiência do Flaubert e a atividade seguiu com o relato de outro participante.

Cada equipe terá 10 minutos para compartilhar e descobrir raridades uns dos outros.

Explicação dada, agora é hora de aplicar!

Desenvolvimento: Após a orientação inicial e exemplo, separe os participantes nas salas (de 4 a 5 pessoas em cada grupo). Estipule aproximadamente de 2 a 2,5 min. por participante.

Fechamento: Passados 10 minutos de atividade os participantes retornam à sala principal, formando novamente um grande grupo. Reserve entre de 5 e 10 minutos para que alguns possam compartilhar as raridades descobertas sobre seus colegas de trabalho. Isso, com certeza, possibilitará um ambiente de descontração, curiosidade e aproximação entre os presentes.

E SE…

Objetivo: descontração, interação, criatividade

Tempo: 15min

Quantidade de pessoas: Grupos com 5-6 pessoas

Características: relacionamento interpessoal, descontração, criatividade, quebra de paradigmas, improviso

Orientação inicial: Vocês serão divididos em grupos com cerca de 5-6 integrantes. Cada pessoa terá uma vez de fala, com a ordem de participação correspondente a primeira letra do nome, respeitando a ordem alfabética.

O nome da atividade é “E se…” e tem como objetivo trazer questionamentos e respostas fora do convencional. Quando eu digo fora do convencional, é para serem o mais lúdico, ousados e criativos que conseguirem, tanto nas respostas, quanto nas questões levantadas.

A atividade funciona assim: com exceção do primeiro participante da atividade, a pessoa da vez irá:

  • Responder a questão levantada pelo participante anterior e elaborar uma nova questão, que por sua vez, será respondida pelo próximo integrante.

As questões deverão sempre iniciar da seguinte forma: “E se…”.

Veja o exemplo abaixo:

  • Ana: “E se, o nosso shampoo fosse feito com molho de tomates?”
  • Bernardo: “Ao invés de cabelo, cresceria na nossa cabeça uma macarronada.”

Bernardo: “E se, ao invés de carros, utilizássemos principalmente helicópteros?”

  • Cris: “Os pássaros teriam as asas subdesenvolvidas e viveriam na terra e no mar.”

Cris: “E se, fosse possível tirarmos toda a pintura de uma parede apenas com um spray “explode tudo”?”

E por aí vai…

O Grupo terá 10 minutos para criar e responder os mais inusitados e diferentes “E se…”

Desenvolvimento: Após a orientação inicial e exemplo, separe os participantes nas salas (de 5 6 pessoas em cada grupo). Estipule aproximadamente 2min por participante.

Fechamento: Passados 10 minutos de atividade os participantes retornarão à sala principal, formando novamente um grande grupo. O facilitador pode aproveitar para falar sobre o pensamento criativo, que basicamente acontece em 2 fases. A primeira da imaginação livre e a segunda da realidade. Por vezes, precisamos sair um pouco na normalidade e das convencionalidades para encontrarmos novas soluções, inovar e transformar.

Essas são 3 dinâmicas super efetivas para aquecer suas reuniões virtuais. Espero que elas possam contribuir para promover um ambiente mais descontraído, propício aos relacionamentos interpessoais e ao desenvolvimento saudável da sua equipe.

Quer dinamizar as suas reuniões ou desenvolver seu time virtualmente? Entre em contato com a gente! Teremos um enorme prazer em fortalecer sua equipe e contribuir para a transformação da sua organização.

Sem comentários.

Postar um comentário