Descubra o que é Accountability e como pode ajudar líderes?

Descubra o que é Accountability e como pode ajudar líderes?

Para entender o que é accountability, torna-se necessário conhecer a raiz desse termo. Em um artigo feito por Anna Maria Campos (doutora em administração pública) para a Revista de Administração Pública (RAP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), accountability é definido como a responsabilidade de um indivíduo ou instituição perante outros. Originalmente, o termo se referia à relação governo, administração pública e cidadão.

Porém, esse conceito foi adaptado para o mundo empresarial. Atualmente, as organizações que possuem accountability ficam acima da média no mercado em que atuam. Neste artigo, aprofundaremos esse tema. Acompanhe!

O que é accountability na esfera corporativa?

A aplicabilidade do accountability no mundo dos negócios é bem explicada pelo livro “The Oz Principle”, dos escritores Roger Connors, Craig Hickman e Tom Smith. Segundo essa obra, o termo aponta para o senso coletivo ou individual de responsabilidade por resultados. Dessa forma, a empresa fica acima da linha que separa o êxito do fracasso.

Mediante esse senso de responsabilidade, o livro revela que surgem quatro características nos colaboradores e líderes. São elas:

  • visualizar ou reconhecer desafios;
  • tomar posse, ou seja, ser responsável por um resultado;
  • resolver ou ter atitude para avançar rumo à meta;
  • agir ou executar ações que levem aos resultados.

Como essa prática ajuda na influência dos líderes?

Voltando ao artigo de Anna Maria Campos, nos depararemos com a divisão do accountability em duas categorias: social e institucional. Na primeira, o cidadão toma para si a responsabilidade de cobrar mudanças e atitudes do governo. Já na segunda, os poderes e setores governamentais exercem esse papel entre si.

“Traduzindo” para o universo corporativo, esses grupos são divididos entre os colaboradores e os líderes. A seguir, mostraremos como o accountability leva a liderança na direção da eficiência.

Responsabilidade objetiva

Os líderes precisam desenvolver a responsabilidade objetiva. Dessa forma, eles tomarão “as rédeas” dos setores que gerenciam e farão os colaboradores seguirem na direção dos objetivos organizacionais.

Uma das formas de conseguir isso é definindo prioridades e ações que serão os degraus rumo aos resultados desejados. Para tanto, é essencial a utilização de metodologias focadas em definição de metas, como o OKR. Além disso, como esse método é colaborativo, o líder exerce a sua responsabilidade e induz os colaboradores a fazerem o mesmo.

Gestão de equipe

O grande desafio é o líder fomentar o espírito da responsabilidade objetiva nos colaboradores. Para isso, eles precisam ser estimulados a participar das decisões internas e oferecer feedbacks nas reuniões de setor. Essas observações devem ser analisadas pelos líderes e, se forem eficientes, aplicadas nos processos e estratégias organizacionais.

Outra maneira é deixar bem claro para o time a importância de cada um no avanço dos projetos. Novamente, alguns métodos podem ajudar, como o Kanban. Com ele, os colaboradores visualizam sua participação nas tarefas e acompanham os resultados obtidos.

Pode-se também aplicar a metodologia scrum. Por meio dos sprints (etapas) de um projeto, o time segmenta blocos de tarefas e se reúne ao final de cada um deles. Nesse momento, define-se metas, analisa-se os resultados e organiza-se as próximas etapas. Sem dúvidas, todos exercem a sua responsabilidade social.

De fato, o termo accountability ainda é pouco conhecido no mundo corporativo, embora seja um comportamento essencial para o sucesso de uma empresa. Porém, a tendência é a saída desse quase anonimato, tornando-se cada vez mais presente nos processos organizacionais.

O que achou de nosso artigo? Descobriu o que é accountability e como ajuda os líderes? Quer desenvolver a responsabilidade objetiva no seu time? Então, conheça os especialistas da Team Building Brasil!

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