Andragogia: uma poderosa ferramenta para ensinar adultos

Andragogia: uma poderosa ferramenta para ensinar adultos

Existe idade para o fim da aprendizagem? Segundo os educadores Malcolm Shepherd Knowles e Alexander Kapp, a resposta é não. Ambos são considerados os fomentadores de um conceito chamado andragogia. Por meio de técnicas bem elaboradoras, esse conceito ultrapassa os limites impostos pela sociedade para a educação, mostrando que o melhor é aprender durante toda a vida.

Quer conhecer um pouco mais sobre a andragogia? Neste artigo, mostraremos os seus benefícios e os desafios enfrentados pelos pelos adultos. Acompanhe nosso artigo!

O que é andragogia?

O termo andragogia teve a sua origem por meio da fusão das palavras gregas andros (adulto) e odos (educar). De acordo com o livro “Andragogy – The theory into practice database”, do escritor G. Kearsley, Malcolm Knowles definia a andragogia como a arte e a ciência da aprendizagem de adultos.

Essa forma de ensino é diferente da pedagogia que envolve a instrução de crianças e jovens. Para que tenha um efeito produtivo nos adultos, a andragogia se sustenta em 4 princípios:

  • os participantes precisam ser envolvidos no planejamento e na avaliação dos aprendizados;
  • as experiências positivas ou negativas são a base para a elaboração das atividades;
  • os ensinamentos são voltados para os assuntos que têm relevância e impacto na vida pessoal e profissional dos aprendizes;
  • a aprendizagem é focada no problema e não no conteúdo.

Com base nesses princípios, são elaboradas as estratégias utilizadas na andragogia. Dessa forma, os ensinamentos são adaptados para proporcionar uma experiência de aprendizagem prática. Sendo assim, fica mais fácil entender como aplicar o conhecimento nas esferas pessoal e profissional.

Por que é uma ferramenta eficiente?

Quando chegamos à idade adulta, a forma como encaramos a aprendizagem muda drasticamente. Se antes a motivação de estudar vinha dos pais, na fase adulta, o estímulo passa a ser interno.

Enquanto na época escolar é normal adiar a aplicação do conhecimento, na fase adulta existe um imediatismo na adoção dos ensinamentos. Para atender a esses anseios inerentes do ciclo mais maduro da vida, a andragogia foi criada. A seguir, apresentaremos os seus benefícios.

Fácil aprendizado

Como é demonstrado por um dos princípios da andragogia, a aprendizagem é focada no problema e não no conteúdo. Dessa forma, as aulas ficam muito práticas. Por exemplo, imagine que os colaboradores de uma empresa precisam aprender a trabalhar em equipe, em vez de horas de aulas teóricas, uma atividade vivencial que apresente uma tarefa bastante desafiadora de ser realizada por apenas uma pessoa, incentivará os participantes a pensarem juntos na busca de uma solução.

Instrução desafiadora

O uso de atividades desafiadoras faz parte da andragogia. Para isso, é possível inserir estudos de casos ou a análise de situações hipotéticas, mas que ocorrem no dia a dia de uma empresa. Essa instrução mexe com o intelecto dos participantes. O resultado é um engajamento maior com o programa, além de uma retenção e aplicação mais eficaz.

Ajuda no alcance da realização profissional

Na andragogia, a instrução é orientada nas tarefas. Dessa forma, as atividades de aprendizagem ficam no contexto das aulas. Ao passo que aprendem como lidar com os desafios da carreira, desenvolver habilidades e melhorar competências, os profissionais sobem degraus na sua trajetória empresarial.

Quais são os desafios enfrentados?

O principal desafio enfrentado pelos adultos é manter o desejo de continuar aprendendo em meio a tantas obrigações impostas pela rotina. Por isso, o papel do educador é fundamental. Quando existe o estímulo constante vindo por meio de atividades experienciais, fica mais fácil manter o engajamento dos participantes.

Além disso, apontar os benefícios da aprendizagem e o progresso alcançado pelos envolvidos, fomenta a vontade de ir além. Podemos dizer também que personalizar as atividades de acordo com as necessidades, habilidades e tempo dos profissionais é um modo inteligente de envolvê-los nas tarefas.

Sem dúvidas, a andragogia mostra que a aprendizagem não tem idade, pois é um processo que leva a vida toda. Quanto mais conhecimento os profissionais obtiverem, maior serão os resultados alcançados dentro da empresa.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como a andragogia ajuda no ensinamento dos adultos? Não perca os próximos conteúdos do nosso blog! Curta a Team Building Brasil no Facebook, Linkedln e Youtube.

Sem comentários.

Postar um comentário