Propósito organizacional: qual a importância e como definir

Propósito organizacional: qual a importância e como definir

Durante séculos, a bússola foi um dos principais recursos usados na navegação. Com esse instrumento simples, as embarcações conseguiam chegar ao seu destino em segurança.

No entanto, a ausência de uma bússola deixava os navios à deriva e com risco de afundarem no mar. Podemos dizer que o propósito organizacional é a bússola das empresas modernas.

Neste artigo, explicaremos o que é o propósito organizacional. Falaremos também sobre o seu valor para as organizações e como defini-lo na sua empresa. Acompanhe!

O que é o propósito organizacional?

Em termos simples, o propósito é o motivo da existência de um negócio. Por meio dele, a empresa apresenta seus diferenciais e o seu objetivo ao atuar no mundo empresarial. De acordo com o livro “Capitalismo Consciente”, do autor John Mackey, as empresas modernas precisam ir além de ganhar dinheiro, mas criar valores para a marca.

Por isso, essa obra coloca o propósito como um dos quatro principais pilares que sustentam uma instituição. Sendo assim, muitas empresas têm propósitos bem definidos. Uma delas é a Google que definiu sua existência assim: “organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis a todos”.

Qual é a sua importância para a empresa?

Uma das vantagens do propósito organizacional é mobilizar os colaboradores em torno de um objetivo em comum que vai muito além dos lucros financeiros. Essa consciência coletiva produz resultados surpreendentes pois, quando sentimos que fazendo parte de algo grandioso, notamos também que somos úteis. Com isso, fazemos nossos serviços com muito mais entusiasmo.

Uma empresa com propósito pode ser comparada a torcida de um time de futebol. Já reparou como os torcedores sofrem, comemoram e torcem juntos pela conquista do seu time de coração? Afinal, eles estão em sintonia e conectados por um propósito em comum.

Sendo assim, a organização que tem um propósito aproxima o time interno, eleva o seu engajamento com a marca, estimula a sua produtividade, promove a colaboração e colhe serviços de qualidade. A consequência será vista nos lucros financeiros do negócio.

Como definir um bom propósito?

O caminho para a definição de um bom propósito começa com o motivo da existência da empresa. Algo que ajuda é identificar a cultura interna. Por exemplo, a organização é voltada para a inovação e desenvolve produtos que facilitam a rotina empresarial? Nesse caso, um propósito alinhado seria encantar profissionais por tornar seu trabalho mais leve e prazeroso.

Uma segunda prática envolve a disseminação do propósito pelo ambiente interno e externo da organização. No primeiro caso, os colaboradores precisam sentir os efeitos do propósito nos seus serviços, nas reuniões, nos eventos e no relacionamento com a liderança.

Em contrapartida, o público externo deve entender claramente a finalidade da instituição por meio das postagens nas mídias sociais, no portal corporativo, na interação com a marca e nos serviços que oferece.

Outra maneira de definir um propósito é por utilizar conceitos como o Golden Circle. Com a ajuda dele, a empresa consegue responder a três perguntas fundamentais: O que? Como? Porquê? Com base nessas informações, a organização direciona com mais clareza a construção do seu objetivo empresarial.

Enfim, nesse atual mundo empresarial competitivo, as empresas que tem um rumo bem definido sai na frente da concorrência. Uma vez que conferem segurança e confiabilidade tanto para o público-alvo quanto para os seus parceiros comerciais.

Conseguiu entender o valor e como definir um propósito organizacional para a sua empresa? Queremos manter você bem informado. Não perca os próximos conteúdos do nosso blog. Assine a nossa newsletter!

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