Protagonismo feminino: Como esse incentivo pode revolucionar a sua empresa.

Protagonismo feminino

Protagonismo feminino: Como esse incentivo pode revolucionar a sua empresa.

Quantas mulheres exercem papéis de liderança na sua empresa?

Segundo o Women in Business 2020, realizado pela Grant Thornton, apenas 29% dos cargos executivos são ocupados por mulheres no mundo.

É certo que muitas figuras femininas, ao longo da história, foram fundamentais para abrir caminhos no que diz respeito a um ambiente corporativo menos desigual (Rosa Parks, Katherine Johnson, Betty Friedan e Luiza Helena Trajano). Mas, embora tenhamos avançado bastante, o dado acima demonstra que ainda há uma escassez na promoção de políticas de igualdade de gênero que, por sinal, é considerada uma das metas fundamentais de desenvolvimento econômico mundial.

Por essa razão, o incentivo ao protagonismo feminino se torna tão importante.

Igualdade de gênero e seus desafios no cenário corporativo

A igualdade de gênero é um princípio fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. No entanto, quando pensamos no cenário corporativo, implantar essa política continua sendo um grande desafio.

Mas por que, ainda nos dias de hoje, encontramos obstáculos que dificultam este caminho? A resposta pode estar nas complexas estruturas sociais, culturais e organizacionais em que vivemos, estas configurações que influenciam as atitudes, comportamentos e configurações dentro de uma sociedade. Muitas empresas, por exemplo, funcionam sob ordens hierárquicas tradicionais, onde existem expectativas rígidas sobre os papéis de homens e mulheres nas diferentes esferas de atuação. Também é possível identificar diferentes práticas culturais, que fundamentam a maneira como a igualdade de gênero é percebida e aceita.

Por isso, muitas mulheres ainda enfrentam situações como:

  • Menos oportunidades de crescimento;
  • Diferença salarial, mesmo ocupando o mesmo cargo que um homem;
  • Dificuldade de conciliar a vida profissional e pessoal;
  • Preconceito com mulheres que são mães;
  • Casos de assédio sexual e moral.
Saiba mais no nosso artigo “Desigualdade: Mulheres no mercado de trabalho“.

Benefícios do protagonismo feminino

Os benefícios do protagonismo feminino nas empresas englobam diversas vertentes, como por exemplo:

  • Promove a diversidade e a inclusão;
  • Maior sensibilidade às necessidades dos clientes:
  • Proporciona uma imagem positiva para a empresa;
  • Aumento no desempenho financeiro em até 21%.

Como promover o protagonismo feminino na sua empresa

É preciso destacar que o protagonismo feminino vai muito além de ocupar cargos de liderança. Ele se traduz em dar voz às mulheres, valorizar suas competências e habilidades, apoiar a ocupação de cargos vistos, inicialmente, como “masculinos” e garantir que tenham as mesmas oportunidades de crescimento que os homens.

  • Ouça suas colaboradoras: Antes de pensar em ações de igualdade, é importante escutar o que as colaboradoras têm a dizer. Crie comitês voltados para a diversidade nas empresas e realizar pesquisas pertinentes.
  • Treine o time de recrutamento: Apesar de parecerem absurdas, perguntas pessoais, como a intenção de ter filhos, ainda acontecem nas empresas. Por essa razão, é preciso que o RH prepare o seu time para que posturas preconceituosas sejam combatidas e substituídas por um recrutamento mais humanizado.
  • Crie programas de lideranças femininas: No estudo “What Women Want (At Work)”, realizado pelo ManpowerGroup, 70% das mulheres afirmaram que desejam oportunidades para desenvolver suas carreiras. Sendo assim, desenvolver programas voltados especificamente para a formação de mulheres é uma forma de equilibrar o cenário e garantir que, no futuro, as lideranças sejam mais diversificadas.
  • Promova a Igualdade Salarial: A disparidade salarial de gênero tem sido um problema persistente, apesar de já haver uma lei vigente que preserva esse direito. Iniciativas de transparência salarial e defesa por remuneração justa estão gradualmente nivelando o campo de jogo.

Superar as complexidades e desafios para alcançar a igualdade de gênero exige de nós um olhar macro, uma conscientização e mudança de atitudes em todos os níveis da sociedade. O protagonismo feminino nas empresas não é apenas uma questão de justiça social, é também uma necessidade para o sucesso e a sustentabilidade das organizações e humanidade.

Em outras palavras:

“Não é sobre dar às mulheres oportunidades iguais, é sobre mudar o ambiente para que as oportunidades sejam iguais.” Ginni Rometty, ex-CEO da IBM.

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