Entenda como o Quiz Corporativo pode fortalecer sua equipe

quiz corporativo

Entenda como o Quiz Corporativo pode fortalecer sua equipe

Tente recordar as brincadeiras que mais gostava na infância. Entre muitos passatempos, um sempre foi bem popular entre os pequenos: os jogos de perguntas e respostas que, às vezes, envolvia um questionamento em forma de enigma, o qual os participantes tentavam desvendar. Tão divertido quanto esse jogo é o quiz corporativo, que promove educação profissional com muita descontração.

Quer entender melhor sobre esse game? Neste artigo, mostraremos não só o conceito, mas também os benefícios do quiz corporativo para a empresa. Acompanhe!

O que é o quiz corporativo?

Esse jogo é bem simples de participar. Funciona assim: cada partida tem uma série de questões com várias alternativas de resposta e os jogadores tentam acertar a opção correta. Embora seja uma brincadeira, o quiz corporativo é uma excelente ferramenta para treinamentos, avaliações e gestão de pessoas. Como assim?

Por meio dele, os gestores conseguem examinar a capacidade intelectual e o entrosamento dos colaboradores. Além disso, é possível identificar soft skills, como o raciocínio lógico e o pensamento estratégico. Como o quiz corporativo gera um ambiente leve e divertido, os participantes revelam comportamentos, pontos fortes ou fracos, que dificilmente mostrariam em uma atmosfera mais formal.

Caso a organização queira entender o quanto a equipe está engajada com a cultura interna, as perguntas do quiz corporativo podem ajudar, uma vez que os questionamentos podem ser voltados para esse tema.

Quais são os benefícios?

De acordo com o livro “The miniature guide to the art of asking essencial questions”, escrito por Linda Elder e Richard Paul, as perguntas são o “motor” do pensamento. Talvez seja essa a força motriz dos questionamentos que fazem o quiz corporativo ser tão eficiente. Vejamos agora algumas provas da eficácia desse jogo.

Comprometimento da equipe

Como o quiz corporativo envolve o esforço de cada equipe em prol de um objetivo, os participantes aprendem o valor do trabalho em conjunto. Eles percebem que o comprometimento de todos é essencial no jogo, mas também dentro do ambiente interno da empresa.

Diante disso, os colaboradores “vestem a camisa” do negócio e dão o melhor de si nas tarefas, projetos, estratégias e metas organizacionais. O resultado disso é uma equipe produtiva, alegre e que espalha para “os quatro ventos” como é bom trabalhar na empresa.

Otimização da comunicação

O diálogo aberto entre os colaboradores é um dos pilares para o sucesso da organização. Por isso, foram desenvolvidas várias tecnologias voltadas para o fortalecimento da comunicação interna. No entanto, se os colaboradores não aprenderem a interagir, as aplicações virtuais não farão isso por eles.

O quiz corporativo incentiva os profissionais a conversarem abertamente, respeitarem a opinião alheia e chegarem a uma conclusão em parceria. Após sentirem os resultados alcançados por meio do diálogo, eles continuarão a exercitar essa prática indispensável.

Retenção de talentos

O que a atual geração de profissionais espera de uma empresa? Segundo o estudo “Global Talent Trends 2019”, realizado pela consultoria Mercer, um dos desejos dos jovens é trabalhar em uma organização que os ajude a crescer e prosperar profissionalmente. Quando a instituição insere no treinamento interno metodologias inovadoras que têm o objetivo de potencializar o desempenho da equipe, atrai e retém talentos valiosos.

E vamos combinar? Os jogos corporativos, como o quiz, são uma excelente maneira de a empresa mostrar para os colaboradores que se preocupa com a carreira deles, concorda? Afinal, como dito neste artigo, o game otimiza e desenvolve habilidades que farão a diferença na vida deles.

Entretanto, para que o quiz corporativo seja implantando da forma correta, é necessário contar com ajuda de uma empresa especializada, uma vez que o jogo será montado com base em um estudo aprofundado sobre o perfil dos colaboradores e as metas da empresa. Dessa forma, os resultados alcançados serão enormes.

O que achou dos benefícios do quiz corporativo? Deixe que os seus amigos conheçam essa metodologia de treinamento. Compartilhe este conteúdo agora mesmo nas redes sociais!

Sem comentários.

Postar um comentário