Vulnerabilidade: O passo corajoso para o sucesso profissional.

Vulnerabilidade no trabalho

Vulnerabilidade: O passo corajoso para o sucesso profissional.

Quantas vezes você já calou os seus sentimentos e pensamentos no ambiente de trabalho?

A vulnerabilidade no trabalho é um conceito que é recebido com muita resistência, seja por causa de ambientes tóxicos, por experiências passadas ou outras questões pessoais do indivíduo, que influenciam nos seu relacionamento com as pessoas.

No entanto, ela é necessária para a construção de laços de confiança dentro de um time e está relacionada com os resultados de alta performance. Entenda mais a seguir!

O que é a vulnerabilidade no trabalho?

Falar sobre “vulnerabilidade”, para muitos, é sinal de fraqueza, daquelas que devem ser escondidas, a fim de evitar possíveis danos, sejam eles mentais, morais ou físicos. Esta crença tende a se fortalecer no ambiente de trabalho, onde os colaboradores podem se sentir desconfortáveis em expor seus sentimentos e modo de pensar.

No mundo corporativo, ser vulnerável é saber aceitar as próprias imperfeições e ser capaz de compartilhá-las com os colegas, e isso não quer dizer que você tornará sua vida um livro aberto para todos.

Com este movimento, é possível criar uma atmosfera segura, onde todos se sintam à vontade para expressar suas limitações, pedir ajuda e expor suas dúvidas e inquietações. Desta forma, abre-se espaço para novas contribuições, ideias e opiniões.

Benefícios da Vulnerabilidade:

A vulnerabilidade pode ser uma força positiva, promovendo diversos benefícios que impulsionam a autenticidade, o crescimento pessoal e a excelência profissional. Entre eles, estão inclusos:

  • Autoconhecimento: A vulnerabilidade auxilia na identificação sobre a sua própria identidade, sobre os desejos e quais caminhos devemos traçar para chegar aonde queremos.
  • Desenvolvimento da inteligência emocional: Ser vulnerável dispõe oportunidades para criar relacionamentos profundos com as pessoas.   É muito mais difícil se conectar com pessoas que não transparecem nenhuma emoção ou que tentam se mostrar perfeitos sempre.
  • Mais criatividade: O medo de errar nos impede de pensar fora da caixa! Por esse motivo, a vulnerabilidade nos estimula ser mais criativos, pensar em soluções inovadoras e romper com os padrões de trabalho.

Por que os colaboradores resistem a essa prática?

De acordo com Patrick Lencioni, fundador da The Table Group e autor do livro Os 5 Desafios das Equipes, existem 5 disfunções, que impedem os times de alcançarem alta performance. Lencioni apresenta esses obstáculos em formato de pirâmide e, na base, está a confiança. Isso pode indicar que a falta de confiança entre os membros da equipe dificulta as relações, corroborando para um ambiente em que as pessoas se sentem desconfortáveis para se expor, com medo de julgamentos.

Isso prejudica drasticamente as oportunidades de colaboração dos membros da equipe, já que não há transparência emocional.

Atualmente, é ainda mais evidente os impactos negativos que a falta de vulnerabilidade e transparência emocional causam, afetando diretamente a produtividade dos colaboradores e desencadeando problemas de saúde como ansiedade e burnout.

Como lidar com a vulnerabilidade no trabalho?

  1. Saiba pedir ajuda!

Não é vergonha precisar da ajuda de algum colega ou do seu líder/gestor. Essa ação faz com que ajuda com que as demandas sejam realizadas de forma mais efetiva e mais leve, além de abrir espaço para a colaboração entre o time, a fim de que este esteja ainda mais unido.

  1. Aprenda a delegar tarefas.

Delegar tarefas é essencial para momentos de alta demanda e pode ajudar a evitar a sobrecarga emocional e física, assim como episódios de estresse e ansiedade. Isso promove o trabalho em equipe e oferece oportunidades de crescimento coletivo.

  1. Não fuja de conversas difíceis.

Como mencionamos em nosso artigo, “Por que evitamos conversas difíceis?”,  as conversas difíceis são importantes para o relacionamento interpessoal nas equipes. Não tenha medo de expressar os seus incômodos e dificuldades, isso faz parte do desenvolvimento individual e da equipe.

  1. Assuma os seus erros e responsabilidades.

Erros são oportunidades de crescimento e aprendizado. No trabalho, uma hora ou outra, as coisas poderão sair do controle e assumir os erros é essencial, para que seja exercida a comunicação em equipe, a fim de que, juntos, possam encontrar uma solução.

Em síntese, a vulnerabilidade no trabalho é essencial para a construção de equipes de alta performance. É uma das chaves para o estabelecimento de laços genuínos e contribui para a criação de um ambiente corporativo mais transparente, colaborativo e saudável, onde os colaboradores se sentem mais seguros e motivados.

Na sua opinião, quais são os fatores que impedem o colaborador de ser vulnerável no trabalho? Compartilhe nos comentários!

Sem comentários.

Postar um comentário