Employer branding: entenda o que é e como adotar!

employer branding

Employer branding: entenda o que é e como adotar!

Na natureza, há exemplos que demonstram o poder da atração. Um deles é a pequenina flor chamada “Malícia” (nome muito apropriado), que tem tons lilases e um suave aroma irresistível para insetos, como a abelha. Com isso, a flor atrai esse polinizador que a mantém viva e bela. De modo similar, no mundo corporativo, o conceito employer branding tem a função de chamar a atenção de profissionais talentosos.

Gostaria de conhecer melhor essa prática e os seus benefícios? Quer saber como implantá-la na sua empresa? Acompanhe nosso artigo e descubra!

O que é employer branding?

Em resumo, o employer branding é uma estratégia voltada para a edificação e a manutenção da reputação positiva da empresa. Para isso, são adotadas técnicas que elevam o nível de satisfação dos colaboradores e despertam nos grandes talentos o desejo de trabalhar na organização.

Esse conceito surgiu devido a uma mudança no comportamento dos profissionais que começaram a pesquisar sobre a empresa antes de se cadastrar no processo seletivo. Em vista disso, as companhias começaram a se “produzir”, como a pequenina Malícia, para chamar a atenção deles.

O grande responsável por introduzir o employer branding na organização é o RH. Quando o setor tem essa preocupação, a empresa:

  • eleva os níveis de produtividade e de felicidade dos colaboradores;
  • destaca-se como um bom lugar para trabalhar;
  • ganha fortes defensores da marca.

Como implantar esse conceito na sua empresa?

Antes de revelarmos alguns pilares que constroem e solidificam o employer branding na empresa, mostraremos o espírito desse processo. Para isso, parafrasearemos o livro “On Branding”, do autor David Aaker (sumidade do conceito branding e professor emérito da Universidade de Berkeley).

Em outras palavras, a obra diz que a marca ou reputação corporativa deve revelar para o mundo empresarial os benefícios emocionais, autoexpressivos e sociais da empresa, e não apenas os funcionais. Com isso em mente, vamos às ações essenciais para a implantação do employer branding.

Tenha um planejamento

É importante elaborar um plano com metas a curto, médio e longo prazo. Acrescente a isso, uma análise dos recursos disponíveis para a efetivação dos objetivos. Também é importante ter um cronograma com prazos para a finalização das etapas de implantações, além de KPIs (indicadores de desempenho) para mensurar os resultados alcançados.

Estabeleça um foco

O employer branding impacta vários aspectos de uma empresa. Por isso, os gestores precisam ter um foco claro para que o processo seja efetivo e bem-sucedido. Como assim? Por exemplo, o objetivo é melhorar a atração de candidatos a determinadas vagas? Seria aprimorar o clima organizacional para reter talentos? Ou estruturar uma cultura mais simpática para os profissionais?

Utilize o marketing digital

As redes sociais aliadas com boas estratégias de inbound marketing têm um alto impacto na marca empregadora da empresa. Sendo assim, a produção de vídeos do ambiente interno da organização, artigos sobre assuntos relevantes para o mercado em que a marca atua e depoimentos de colaboradores geram uma boa visibilidade, engajamento e atração de talentos.

Estimule a comunicação

Relembrando a citação do livro “On Branding”, a empresa precisa tocar os sentimentos das pessoas. Para conseguir isso, nada melhor do que a comunicação indo para duas direções: interna e externa.

A primeira envolve ouvir as opiniões dos colaboradores sobre o que acham a respeito da marca. Já a segunda significa estimular profissionais externos a interagir com a empresa por meio de comentários em postagens ou histórias inspiradoras divulgadas em artigos do blog.

Fortaleça a cultura da empresa

Atualmente, uma cultura embasada na inovação e no employer experience (experiência do colaborador) atraem os profissionais mais jovens que desejam apostar as suas competências em empresas aceleradoras de carreiras. Esse pilar cultural tem como foco o colaborador e a tecnologia — uma dupla cobiçada por candidatos de um processo seletivo.

Sem dúvidas, adotar estratégias para o fortalecimento da marca empregadora traz excelentes resultados. Como vimos, o maior deles é chamar a atenção de profissionais que farão a diferença no sucesso do negócio.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como adotar o conceito de employer branding na sua empresa? Fique por dentro dos nossos próximos conteúdos. Curta a nossa página no Facebook!

Sem comentários.

Postar um comentário