Aprendizagem Social: Interação supera modelo tradicional de aprendizagem

Aprendizagem Social: Interação supera modelo tradicional de aprendizagem

Aprendizagem Social: Interação supera modelo tradicional de aprendizagem

“O aprendizado é bidirecional: aprendemos com o ambiente, e o ambiente aprende e modifica graças a nossas ações.” – Albert Bandura

Qual o seu método de aprendizagem favorito? Você prefere ler um livro ou artigo, ouvir um podcast, assistir uma aula ou trocar informações com amigos? Cada pessoa tem um jeito próprio de estudar. Existe uma teoria que está em alta no mundo corporativo, e vem ganhando cada vez mais espaço neste ambiente: a Aprendizagem Social está superando o modelo tradicional de aprendizagem.
Realizado em um estudo no Centre for Creative Leadership, desenvolvido por Morgan McCall, Robert Eichinger, e Michael Lombardo, o método 70 20 10 se provou altamente eficaz como modelo de aprendizagem. Ele segue a premissa de que 10% do que aprendemos é vindo de teorias formais, como salas de aula e livros; 20% é através de colegas, com interações com outras pessoas na sua área de trabalho; e 70% é o que adquirimos na prática, colocando a mão na massa. Essa é a base da Aprendizagem Social!

O que é a Aprendizagem Social?

Conhecida também como Social Learning ou Experiência de Aprendizado em Rede, a Aprendizagem Social tem como foco fazer com que o estudo aconteça entre as pessoas e suas redes de relacionamentos, trabalhando com o compartilhamento de materiais que podem ser colocados em prática.
Com o mundo cada vez mais dinâmico, sabemos que precisamos estar sempre nos reciclando, e ter alguém para compartilhar esse conhecimento nos ajuda na aprendizagem.
De acordo com a Pirâmide da Aprendizagem (alguns textos apontam para William Glasser como criador, outros referem-se a Edgar Dale – chamando o estudo de Cone da Aprendizagem), a melhor maneira de fixar um conteúdo na memória é ensinando para alguém. Por isso o “social” é tão importante: ele conecta as pessoas e cria uma rede.

Quais são os benefícios que a Aprendizagem Social oferece às empresas:

• Diminui a distância entre os colaboradores e promove o espírito de equipe;
• Facilita a colaboração;
• Apoia os funcionários na auto-organização, em seu desenvolvimento e desempenho;
• Proporciona um ambiente de criatividade;
• Traz o foco para a equipe como um todo;
• Contribui para o desenvolvimento de novas competências socioemocionais nas equipes.

Como aplicar a Aprendizagem Social na sua empresa?

Disponibilização do conteúdo
Disponibilizar materiais em redes para que todos tenham acesso é uma boa estratégia. Além disso, é possível criar espaços de fóruns para que os funcionários possam trocar informações e tirar dúvidas entre si.

Mentorias
O mentor ajuda no desenvolvimento profissional e pessoal, compartilhando experiências similares com o colaborador.

Wiki da Empresa
As informações da empresa não precisam estar em um arquivo fechado: a possibilidade de os funcionários acessarem o documento permite que eles criem tópicos, atualizem e consultem em tempo real.

A Gamificação e a Aprendizagem Social

A gamificação é o uso de elementos estratégicos e características de jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais.
Nutrir a comunidade é essencial para que ela se mantenha forte, neste caso a gamificação é uma ótima aliada: gera troca de experiências, interação, criatividade e deixa os colaboradores mais ativos.
Existem algumas plataformas que permitem a criação de diversos cenários personalizados, de forma remota, com objetivos de integrar, motivar, engajar, desenvolver e fortalecer o espírito de equipe. A Weve (plataforma de team building, com licenciamento exclusivo da Team Building Brasil) é uma delas. Em um ambiente acolhedor, onde a há a combinação da tecnologia com o fator humano, a plataforma conta com um Host que facilita e guia todo o processo, incentivando a interação entre os participantes e proporcionando um clima “fun” e engajador.

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