Entenda a influência da cultura empresarial em seus colaboradores

cultura empresarial

Entenda a influência da cultura empresarial em seus colaboradores

Já reparou que a cultura de uma nação revela a identidade do povo? Por exemplo, o Brasil é conhecido pela sua culinária marcante, ritmos musicais alegres e a simpatia dos cidadãos. Sem perceber, os brasileiros são influenciados por essas peculiaridades. Da mesma forma, a cultura empresarial oferece uma “cara” para os colaboradores. Por isso, é um dos pilares para o sucesso da organização.

Mas o que realmente é a cultura empresarial? Como os gestores podem identificá-la na empresa? O que fazer para criar uma identidade forte para o negócio? Veja as respostas nos próximos tópicos!

O que é cultura empresarial?

A cultura empresarial tem origem nos fundadores da organização, ou seja, sua essência está relacionada ao modo de pensar e agir dos precursores. Podemos dizer que é o DNA da empresa.

Quando nasce uma instituição, surge também a necessidade de se estabelecer padrões de comportamentos nas relações e atitudes que vão de encontro aos valores e propósitos dela, criando assim uma identidade, a qual os profissionais poderão se familiarizar. Esta marca pode ajudar a atrair os colaboradores com o mesmo perfil da empresa e consequentemente, um time engajado e com sentimento de pertencimento.

Como estabelecer a cultura da empresa?

O objetivo da cultura empresarial é definir valores, crenças, regras morais, éticas e de conduta. Desse modo, o negócio ganha “personalidade”, que fica evidente nos serviços que presta e na reputação perante o mundo corporativo. Faz parte deste processo estabelecer os três pilares da corporação: Visão, Missão e Valores. Mas atenção, para que estes aspectos criem raízes sólidas, precisam estar compatíveis com os funcionários.

Como melhorar a cultura da empresa?

Mudar ou melhorar a cultura organizacional pode ser uma tarefa desafiadora, já que transformar hábitos estabelecidos é algo bastante particular e complexo. Porém, há diferentes formas de, aos poucos, reformatar isso. Veja algumas maneiras:

Observe a comunicação

Um primeiro ponto sugerido a analisar é como os colaboradores se comunicam. Esta avaliação pode ser feita em reuniões, eventos, no dia a dia e também em treinamentos.

Note os níveis de rotatividade e faça pesquisas de clima frequentemente.

Qual é a principal razão dos desligamentos na empresa? Para responder essa pergunta, é essencial mensurar o índice de turnover (rotatividade) dos profissionais. Esse estudo apontará o nível de satisfação do time, ajudará no reconhecimento de pontos negativos e no aprimoramento do ambiente interno.

Outra ferramenta importante é a pesquisa de clima. Com ela também será possível identificar o nível de satisfação, além de apontar os possíveis ajustes, a partir das respostas, a fim de melhorar a cultura organizacional.

Dessa forma, os fatores que destroem a cultura empresarial serão enxugados.

Perceba a integração dos setores

Os gestores farão bem em analisar a união entre os setores e, consequentemente, entre as equipes. Com isso, entende-se se existe ou não um espírito colaborativo. Sem ele, fica difícil disseminar os valores internos e obter a coesão de práticas. Sendo assim, na ausência de um time integrado, antes de definir a cultura, os líderes precisam fomentar o pensamento em equipe por meio de instrumentos eficientes, como um programa de treinamento.

Quais impactos a cultura tem sobre os colaboradores?

Quando os colaboradores entendem a missão, visão e valores do negócio, ocorre o alinhamento das equipes, uma vez que todos passam a trabalhar em torno de diretrizes claras e sólidas. Outro benefício da cultura empresarial é a atração de profissionais que se identifiquem com ela e a retirada dos que não se ajustam.

Mediante esse time compatível e engajado, a organização percebe um aumento na produtividade, visto que o time “veste a camisa” da marca e dá o seu melhor nos serviços. No entanto, para definir uma cultura eficiente, é necessário implantar ferramentas que auxiliem nesse processo.

Para isso, o uso de tecnologias que mensuram o perfil do time e a contratação de uma empresa especializada será de grande valor. Algumas organizações utilizam o treinamento vivencial para conhecer melhor os seus colaboradores. A partir daí, conseguem entender o DNA do negócio e construir uma cultura forte e eficiente.

O que achou de nosso artigo? Notou a influência que a cultura empresarial tem sobre os colaboradores? Quer ficar por dentro das novidades do nosso blog? Então, aproveite e curta a página da Team Building Brasil no Facebook!

Sem comentários.

Postar um comentário