Por que palestra para colaboradores está cada vez mais em alta?

Por que palestra para colaboradores está cada vez mais em alta?

O que Martin Luther King, Nelson Mandela e Barack Obama, tem em comum? Todos eles conseguiram motivar as pessoas por meio de palestras históricas. Esse mesmo recurso é utilizado no mundo corporativo e, segundo a revista Exame, aumenta de 28 a 32% os resultados de uma empresa. Por isso, a utilização da palestra para colaboradores é uma tendência em crescimento.

Mas que efeitos essa ferramenta gera nos colaboradores? Que tipo de palestra apresenta os melhores resultados? Descobriremos neste artigo!

Qual é a importância da palestra para colaboradores?

As palestras têm um alto poder de engajamento e motivação. Uma vez que podem transmitir conceitos, objetivos e as metas da organização. Além disso, ajudam os colaboradores a potencializar habilidades, ter inspiração no trabalho e entender como podem contribuir para o sucesso da organização.

Todos esses fatores positivos são alcançados porque, antes da elaboração do conteúdo da palestra, é realizado um estudo minucioso. Sendo assim, os gestores descobrem o que motiva, incomoda, quais são as metas profissionais dos colaboradores e da empresa. Com esse conteúdo bem direcionado, eleva-se o entusiasmo e a retenção dos participantes.

O que são as palestras experienciais?

Um tipo de palestra para profissionais muito eficaz é a experiencial. Por meio dela, os colaboradores participam de um programa baseado em técnicas de desenvolvimento ágil. Desse modo, o conteúdo é transmitido com leveza, dinamismo e interatividade. Além disso, podem ser abordados vários temas relevantes para a equipe, aumentando a absorção e a retenção do aprendizado.

Durante a palestra, os colaboradores assistem a cases, vídeos, além de participar ativamente do evento por meio de provocações e reflexões. Já as atividades têm um alto impacto na conscientização, sustentação e exploração dos ensinamentos abordados. Por exemplo, existem palestras com atividades voltadas para o desenvolvimento da empatia, felicidade e criatividade.

Podemos apontar também, os temas que envolvem o propósito organizacional, a resolução de conflitos, a comunicação e o mindset. Sem dúvida, esses assuntos farão toda a diferença nos resultados da empresa.

Quais os benefícios dessa prática?

Toda a elaboração das palestras experienciais tem como foco a empresa e o colaborador. Por isso, o evento reforça o alinhamento da equipe com a cultura interna da organização. Com essa sintonia, é possível “fertilizar” o desenvolvimento dos profissionais por meio do reconhecimento das softs skills.

Sendo assim, a empresa entende quais competências o seu time tem e como utilizar esse recurso valioso nas estratégias internas. Por outro lado, os colaboradores percebem os seus pontos fortes e fracos. Por meio das palestras, eles podem ser ensinados a explorar as habilidades e minimizar as falhas. A consequência disso é a criação de um “celeiro” de talentos.

Qual é o diferencial das palestras experienciais?

O principal diferencial das palestras experienciais é a interação dos participantes com o conteúdo ministrado. Esse ambiente cheio de entusiasmo, acontece naturalmente por meio dos métodos (citados no primeiro tópico) que são utilizados no evento. Sendo assim, os colaboradores saem das palestras mais determinados a serem produtivos.

Logo, a empresa nota essa reação positiva no faturamento mensal. Além disso, o clima interno fica mais agradável, pois os colaboradores sabem o que fazer para atingir o máximo do seu desempenho e percebem como a qualidade dos seus serviços melhoraram após a palestra.

Com certeza, as palestras continuarão a transformar muitas empresas e profissionais pelo mundo todo. Diante disso, os resultados positivos serão enormes e a cultura do conhecimento continuará a se espalhar.

O que achou do nosso artigo? Entendeu o motivo da palestra para colaboradores está em alta no mundo empresarial? Quer implantar a palestra experiencial na sua empesa? Então, entre em contato com os especialistas da Team Building Brasil!

Sem comentários.

Postar um comentário