3 ideias de ações motivacionais para a festa de confraternização da sua empresa

festa de confraternização

3 ideias de ações motivacionais para a festa de confraternização da sua empresa

De acordo com o estudo “ The Impact of Employees Motivation on Organizational Effectiveness”, feito pela universidade internacional de ciências aplicadas Vaasan Ammattikorkeakoulu (VAMK), motivação é uma força psicológica que determina a direção, bem como o nível de esforço e persistência de um indivíduo.

A realização de ações de final de ano na empresa é um modo interessante de fomentar esse sentimento nos colaboradores, fazendo com que os gestores notem um aumento na produtividade logo no início do ano seguinte.

Pensando nisso, vamos apontar neste artigo algumas práticas que podem motivar o time interno a dar o seu melhor na organização. Continue a leitura e saiba mais!

Por que é difícil manter a motivação dos funcionários?

Podemos comparar a motivação a uma fogueira que precisa ser alimentada por gravetos para continuar acesa. Do mesmo modo, os gestores devem encontrar maneiras de impulsionar o desempenho dos colaboradores. Porém, entender quais estratégias terão um impacto positivo no time é algo desafiador.

Afinal, o que motiva um colaborador pode não ter o mesmo efeito sobre outro. Assim como as necessidades e circunstâncias de um indivíduo podem mudar, e algo que o estimulava antes não o afeta mais da mesma forma.

Por isso, ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, somente um bom salário ou uma política de benefícios, podem não ser suficientes para estimular o desempenho da equipe.

Segundo Frederick Herzberg (criador da teoria de dois fatores), um dos pilares da motivação é o fornecimento de oportunidades de treinamento e desenvolvimento para que os profissionais exerçam suas funções com eficiência. Dessa forma, a empresa mostra que deseja ver o sucesso na carreira dos seus colaboradores.

Que ações motivacionais adotar no final de ano na empresa?

Normalmente, as empresas realizam uma festa de confraternização no final do ano. Um dos objetivos desse evento é unir a equipe em um ambiente descontraído e estimular novas conquistas internas no ano seguinte.

No entanto, existem outras ações que também podem motivar e potencializar o desempenho do time. Veja algumas delas a seguir!

1. Dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo são ideais para aproximar, divertir e ensinar os colaboradores. Um quiz com perguntas sobre a história da empresa, conhecimentos profissionais ou gerais, por exemplo, contribui bastante para a criação de um ambiente agradável.

Sem perceber, os participantes demonstram habilidades de trabalho em equipe e raciocino lógico, enquanto os gestores podem perceber o nível de conhecimento dos colaboradores — algo que pode ajudar em uma futura promoção.

2. Competições

As competições não têm o objetivo de estimular o espírito de rivalidade, mas sim de desenvolver competências. Por isso, a gamificação (método que envolve a inserção de técnicas de jogos nos treinamentos corporativos) também pode ser utilizada nas festas de fim de ano para motivar os colaboradores.

Tais iniciativas podem ser feitas de modo presencial, virtual, em ambientes internos ou externos. Além disso, ainda têm o benefício de serem atividades experienciais, fazendo com que os colaboradores interajam o tempo todo com o desafio apresentado.

No jogo “torre de papel”, por exemplo, os participantes têm que construir uma torre com apenas dois materiais: papel e fita crepe. Parece simples, mas envolve a utilização de estratégias em grupo, percepções e reflexões individuais, análise de processos e controle emocional.

3. Reuniões

Muitas pessoas “torcem o nariz” quando ouvem falar em reunião. No entanto, se ela for incluída no período de confraternização da empresa, essa má impressão pode ser desfeita. Mas, para que isso aconteça, o encontro precisa ser descontraído e muito motivador.

Um modo de conquistar esse clima é aproveitar o evento para elogiar os esforços dos colaboradores durante o ano. Além disso, é importante mostrar as metas e conquistas atingidas e dar orientações de como manter esse ritmo nos próximos meses.

Incluir as ações que citamos aqui certamente vai transformar o período da confraternização em algo inesquecível. Os colaboradores vão estreitar seus laços de amizade e comunicação e, em contrapartida, a empresa terá um time bem treinado para atingir os objetivos do ano seguinte.

Gostou das ideias de ações motivacionais para o fim de ano na empresa? Então aproveite para compartilhá-las em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso!

Sem comentários.

Postar um comentário