Como saber se sua empresa precisa de Team Building

Tudo que você precisa saber sobre Team Building

Como saber se sua empresa precisa de Team Building

Você já reparou como o assunto qualidade de vida está ganhando cada vez mais espaço em nosso cotidiano? Vivemos em um boom de produtividade e excesso de informações, por isso, precisamos estar atentos, para mantermos o equilíbrio com relação à saúde mental diante de todos os desafios que enfrentamos rotineiramente.  

O estudo Mega OHI Brasil, realizado pela McKinsey em 2019, sobre a nota média de motivação dos brasileiros, resultou em apenas 45, em uma escala de 1 a 100. Dois dos principais motivos são a falta de oportunidades na carreira e falta de conhecimento, porém vários outros fatores impactam esse resultado: desmotivação, cansaço, sentimento de não pertencimento, acúmulo de tarefas, ambiente de trabalho competitivo e tóxico. 

As pessoas são o bem mais precioso de uma empresa e estão diretamente ligadas ao crescimento da corporação, por isso, a motivação dos funcionários é um fator muito importante. Mantê-los engajados e investir em desenvolvimento contínuo, são ações que ajudam a alavancar os resultados. Isso está ligado ao conceito de Team Building! Confira abaixo como saber se sua empresa precisa de Team Building. 

 

 O que é Team Building? 

Em uma tradução livre, o termo significa construção em equipe, que é a essência do team building. Um dos principais focos deste tipo de treinamento é o fortalecimento das relações, criando laços de confiança e aumentando o engajamento do time. 

As dinâmicas e atividades realizadas auxiliam na integração, comunicação, performance, trabalho em equipe, liderança, superação de desafios, entre outros aspectos comportamentais (Soft Skills). Além disso, o treinamento instiga os participantes a refletirem sobre seus comportamentos diante de determinadas situações, desafios enfrentados e os seus propósitos. Com atividades experienciais e interativas, o team building contribui tanto para o âmbito emocional quanto comportamental. 

 

 Quais os sinais de que sua empresa precisa de um Team Building? 

Como saber se a sua empresa precisa de team building? Analise as questões abaixo e perceba se sua equipe se enquadra em uma ou mais situações. Caso a resposta seja positiva, isso significa que é hora de promover uma ação de team building: 

  • Dificuldade na comunicação; 
  • Conflitos entre os funcionários; 
  • Falta de motivação, confiança ou engajamento; 
  • Colaboradores que não enxergam significado ou propósito; 
  • Competitividade; 
  • Falta de visão sistêmica ou atenção aos resultados; 
  • Falta de reconhecimento da importância do outro.

 

 Como o Team Building pode ajudar o seu time 

O Team Building fortalece as relações entre as pessoas e prepara a equipe para mudanças que geram resultados, o que torna o trabalho mais colaborativo e harmonioso. 

Confira abaixo mais benefícios que o Team Building pode trazer para sua empresa: 

 – Aumenta a socialização e o entrosamento da equipe 

Conhecer bem as pessoas com as quais você trabalha, pode gerar empatia, aumentar o respeito e diminuir os julgamentos e, como resultado, pode-se observar um time mais engajado, confiante e com senso de pertencimento. 

As atividades experienciais de team buillding são ótimas para promover momentos de conexão e integração. Estas ações oferecem mais fluidez e agilidade no dia a dia do trabalho, porque as pessoas se dedicam mais com o apoio de seus colegas.  

 – Traz uma visão holística da empresa  

Ter conhecimento a respeito das atividades de outras áreas ajuda os colaboradores a terem uma visão holística dos processos e entenderem como um departamento afeta a outro. Isso incentiva a cultura de gestão, gera insights de melhorias, e oferece a visão de interdependência. 

 – Aumenta o espírito de liderança 

A verdade é que qualquer pessoa pode ter talento para liderar (desde que tenha disposição para desenvolver as habilidades fundamentais de um líder) e nas atividades de team building é comum que surjam lideranças inesperadas: colaboradores que organizam as tarefas, motivam os colegas e direcionam esforços sem terem um cargo de liderança efetivamente.  

 – Cria ambiente de trabalho saudável e divertido 

Algumas empresas atuam com competividade excessiva e, neste cenário, os colaboradores se sentem desmotivados devido as más relações que essa cultura gera entre um time.  

O team building melhora o clima organizacional e a relação entre os funcionários, tornando o ambiente agradável e leve, além de fazer com que os problemas sejam vistos como desafios. 

 – Gera produtividade e engajamento 

Ao sentir que é valorizado no ambiente de trabalho, o funcionário se sente mais estimulado a entregar o seu máximo.  

Com um team building personalizado, os valores da empresa são mais reconhecidos pelos profissionais e eles podem alinhá-los ao seu próprio perfil e valores. Isso melhora a imagem que o colaborador tem da empresa e reduz o turnover.

 – Motiva o grupo 

O sentimento de pertencer a algo motiva os colaboradores e faz com que eles se sintam mais valorizados e integrados. 

 

Como fomentar o Team Building na sua empresa? 

Existem algumas ações que podem ser aplicadas na sua empresa, confira abaixo:

 – Identificação de gaps e busca de ações que solucionem  

O primeiro passo é mapear os gaps que precisam ser trabalhados, para que, a partir disso, os gestores possam atuar de forma mais assertiva e buscar uma empresa qualificada para aplicar o treinamento.  

 – Treinar o time 

Certamente você já ouviu falar de Lifelong Learning ou, simplesmente, a educação como processo contínuo. Isso significa que nós nunca paramos de nos desenvolver. Empresas que reconhecem esta realidade e investem em treinamentos para a equipe, tendem a estar à frente daquelas que se fecham para tal processo. Neste contexto, as atividades de team building são ótimas aliadas, pois podem ser aplicadas de diferentes formas, por meio de programas de desenvolvimento, atividades de alto impacto, palestras experienciais, entre outras abordagens.  

– Aposte em gamificação 

Apostar em jogos é uma ótima tática para tornar as atividades mais interessantes e estimulantes. Quando estão acompanhadas de metas e feedbacks, o processo se torna ainda mais prazeroso. 

Uma pesquisa realizada pela TalentLMS em 2019, comprova que a estratégia melhora a qualidade de trabalhado: para 89% dos entrevistados, a gamificação fez com que eles se sentissem mais felizes e produtivos. Além disso, 83% se sentiram mais motivados a fazer cursos gamificados e 61% admitiram que se sentiram entediados e improdutivos em treinamentos convencionais.  

 

Promover team building é uma ótima forma de encorajar e estimular a equipe, com atividades vivenciais e altamente interativas, que aproximam os colaboradores da cultura da empresa, caminhando assim, para a melhoria do clima organizacional e alcance de resultados. 

Quer saber mais sobre nossas soluções de Team Building? Acesse o nosso site! 

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe para apoiar outros times! 

Sem comentários.

Postar um comentário