Tendência: As Habilidades Mais Valorizadas nas Empresas

Tendência: As Habilidades Mais Valorizadas nas Empresas

Tendência: As Habilidades Mais Valorizadas nas Empresas

Você já reparou em como os processos estão ficando cada vez mais dinâmico? Se voltarmos alguns anos, o nosso trabalho estava impresso em toneladas de papel, que hoje é armazenado digitalmente sem ocupar espaço algum. É claro que isso não aconteceu do dia para a noite, mas a tendência é que o período em que as mudanças estão acontecendo está cada vez menor. E o mesmo acontece com a gente: a era da inovação requer pessoas que estejam cada vez mais atualizadas e qualificadas, por isso precisamos estar atentos as habilidades mais valorizadas nas empresas. 

Segundo o relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM) em 2020, algumas empresas não têm conseguido preencher as vagas devido a falta de habilidade dos candidatos. O documento ainda cita os impactos do Corona vírus no mercado como um todo: a demanda rápida por produtos e serviços e a digitalização vieram para ficar. 

A FEM fez um estudo sobre as 15 habilidades que estarão em alta até 2025, confira: 

 

As 15 Habilidades Mais Valorizadas nas Empresas

 

1 Pensamento analítico e inovação 

Além de processar as informações de forma robótica, com o pensamento analítico permite que a análise de dados e lógica estejam presentes na tomada de decisão.  

A inovação é um tema que está em alta há algum tempo. Com a velocidade que o mundo está avançando, precisamos criar ou otimizar para nos destacarmos – como empresas e como indivíduos.  

 

2 Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado 

Diferente da metodologia tradicional, a ativa torna o colaborador como agente da aprendizagem, onde ele reflete o significado e a relevância do processo. Isso é importante para crescer na carreira, além de trazer mais confiança, motivação e credibilidade. As atividades da Team Building Brasil são excelentes ferramentas para este tipo de estudo, pois colocam os funcionários como protagonistas das suas aprendizagens. 

 

3 Resolução de problemas 

A habilidade consiste em utilizar métodos de forma ordenada para encontrar soluções de maneira mais rápida e eficaz. Essa competência é esperada, não só dos líderes e gestores, mas também dos funcionários de todos os níveis hierárquicos. 

 

4 Pensamento crítico  

O pensamento crítico consiste em analisar e avaliar todos os fatos e dados antes de formar um julgamento ou uma opinião. Avaliar todo o contexto permite que a tomada de decisões e resolução de problemas sejam feitos de forma mais assertiva.  

 

5 Criatividade 

“Quanto mais complexo o mundo se torna, mais criativo precisamos ser para enfrentar seus desafios.”Ken Robinson  

Alguém já te disse que não tem criatividade? Você acredita ter boas ideias?  

Gostaríamos de trazer uma ótima notícia: Todos nós possuímos capacidades criativas! 

Pois é, criatividade não é um dom nascido em poucas pessoas, e ter consciência disso nos faz abrir uma nova porta, cheia de possibilidades. Todos podemos desenvolver e resgatar essa habilidade. Para estimular o pensamento criativo dos colaboradores é importante que as empresas ofereçam espaços de trocas e interações entre a equipe.  

 

6 Liderança 

A habilidade consiste em abrir caminhos para motivação, inspirar, influenciar e comandar um grupo de pessoas em prol a um objetivo. Diferente do chefe, o líder atua junto com seu time, prestando suporte no desenvolvimento das tarefas.  

 

7 Uso, monitoramento e controle de tecnologias 

Com os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e mais presentes no nosso cotidiano, saber lidar com essas ferramentas é uma habilidade cada vez mais buscada nas empresas. 

 

8 Programação 

Segundo Ben Pring, futurologista da Cognizant, empresas especializadas em tecnologia tendem a crescer mais depois desse período de pandemia, já que cada vez mais usamos recursos tecnológicos para facilitar processos.  

 

9 Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade 

Atualmente vivemos no chamado mundo BANI (Frágil, ansioso, Não linear e Incompreensível). Tais adjetivos definem bem o que vivemos hoje e, diante disso, torna-se indispensável desenvolver resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade. 

A resiliência é a habilidade de lidar com problemas, adaptar-se às mudanças e superar obstáculos encontrando novas soluções.  

A tolerância ao estresse está relacionada a resiliência emocional, que permite entender os sentimentos e lidar com eles, mantendo o equilíbrio.  

A flexibilidade envolve estar pronto para lidar com novos desafios e mudanças de forma prática e rápida.  

 

10 Raciocínio Lógico 

Além de proporcionar melhor desempenho e fortalecer a saúde mental, o raciocínio lógico permite conclusões e resolução de problemas de forma mais assertiva.  

 

11 Inteligência emocional  

O conceito psicológico é usado para capacidade de entender e lidar com as emoções e sentimentos. A inteligência emocional torna as pessoas mais confiantes, resilientes e equilibradas.  

 

12 Experiência do usuário  

Como você se sente quando baixa um aplicativo e ele trava, os botões não funcionam como deveriam e você não encontra o que desejava? E quando você entra em contato com uma empresa e é super bem atendido, indo além das suas expectativas? 

Essas duas situações são exemplos de experiência do usuário. Um conjunto de elementos entre a relação e interação do cliente com a empresa pode gerar percepções positivas ou negativas, que determinarão se o cliente continuará consumindo desta empresa ou não. 

 

13 Foco no cliente 

Quando falamos em clientes, é comum pensarmos que estamos tratando apenas do setor de vendas, mas com Marketing 4.0 a realidade é outra: todos os departamentos da empresa devem ter foco no cliente. Gerar uma experiência boa passou de ser um diferencial e virou uma necessidade para se manter ativo no mercado. 

A habilidade consiste na criação de estratégias para que o cliente tenha uma experiência que supere suas expectativas durante toda a sua jornada – desde o momento que ele descobre a empresa até o pós vendas, por isso, todos as esferas da corporação devem estar atentas às necessidades dos clientes.  

 

14 Análise e avaliação de sistemas 

Existem várias formas de realizarmos um processo em determinado sistema, por isso é importante analisar e avaliar todas os caminhos possíveis, para encontrar o melhor a ser seguido. Isso torna os processos mais ágeis e eficientes.  

 

15 Persuasão e negociação  

A persuasão e a negociação servem para gerar cooperação entre as pessoas, obter melhores resultados e diminuir os atritos. 

 

Diante de tantas tendências que surgiram, separamos algumas dicas, para que você possa se atualizar neste tema e se aprimorar nas habilidades mais valorizadas nas empresas:  

Faça cursos de atualização ou especialização; 

– Participe de grupos relacionados a sua área de atuação; 

– Fortaleça o seu networking e esteja disposto a ajudar outros profissionais; 

– Acompanhe canais de notícia para manter-se atualizado.

Como a necessidade de novas soluções está surgindo cada vez mais rápido, aprimorar as habilidades é uma oportunidade de se manter em destaque no mercado. Buscar entender esse momento e se qualificar são ações que ajudam no crescimento profissional e fortalecem as equipes.  

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