Conheça os Benefícios da Facilitação Visual para Reuniões!

Conheça os Benefícios da Facilitação Visual para Reuniões!

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”
Confúcio

Se colocarmos esse ditado popular em pauta, rapidamente perceberemos o quanto ele faz sentido, e para evidenciar essa coesão, podemos começar dizendo que a imagem é uma linguagem universal.

Quando pensamos em processos de aprendizagem, desenvolvimento e absorção de conteúdos, a facilitação visual ocupa um papel bastante importante, podendo contribuir positivamente de diversas maneiras. Pode, por exemplo, facilitar as conexões neurais, favorecendo a memorização de conteúdos. Além disso, é possível ampliar o campo da criatividade, contribuindo para novos insights.

A presença da Facilitação Visual nas organizações está cada vez mais consolidada. Alguns gestores estão descobrindo que reuniões, palestras e treinamentos podem ser realizados de maneira bem mais dinâmica, criativa e construtiva.

Quer entender melhor como funciona e quais as suas características? Acompanhe o nosso post!

O que é facilitação visual?

Facilitação visual ou facilitação gráfica é uma metodologia desenvolvida para registrar visualmente as reuniões, treinamentos, palestras e outros tipos de encontros. Mescla diversos elementos gráficos para traduzir o que um determinado grupo fala e o conhecimento é construído de forma imagética. Complementa o espaço vazio da “ausência de palavras” para expressar algo. Evita, assim, ruídos que podem atrapalhar o andamento do projeto.

Pode ser realizada em papel ou qualquer outro tipo de espaço que permita a intervenção visual (muitos facilitadores utilizam flip chart). O facilitador, pessoa responsável por conduzir o processo, elabora desenhos, tipografias, gráficos, anota frases, palavras, e monta esquemas de acordo com o que está sendo falado e produzido no ambiente. Geralmente, o grupo está reunido por um objetivo comum. Após a reunião, forma-se um mapa visual do que foi discutido.

Qual a importância do método?

A facilitação visual descomplica alguns conceitos, pois foca no que é realmente importante para entender. Descarta distrações, possíveis ambiguidades e outros elementos desnecessários para a compreensão do que está sendo dito. Todos nós somos essencialmente visuais, uma combinação certa entre textos e imagens oferece outro olhar sobre o que está sendo debatido.

Quais as vantagens em usar a facilitação visual em reuniões?

Ter um facilitador visual em uma reunião é interessante pelo produto final que ele gera, por todo o processo em si e pela interação que proporciona entre os presentes. Além de simplificar ideias complexas, há outras vantagens. Confira abaixo!

1. Soluciona problemas de forma mais prática

Como há um registro de todas as opiniões, o caminho ao consenso, geralmente, é mais fácil de ser percorrido. O produto da facilitação visual é uma imagem, que pode ser observada tanto pelos detalhes como pelo todo. Esse fator permite observar a situação “de fora”, livre para identificar lacunas e fazer as conexões corretas. Por consequência, o aumento de produtividade e a eficiência se tornam possíveis resultados.

2. Otimiza o tempo da reunião

É comum em reuniões algumas pessoas repetirem várias vezes um mesmo ponto ou argumento, para reforçar se todos entenderam. Com a presença da facilitação visual, o elemento gráfico de cada posicionamento é identificado e a pessoa apenas o reforça. Além disso, evita redundâncias e falas fora do contexto. Esses fatores são grandes aliados no aproveitamento e controle do tempo.

3. Estimula a criatividade e a imaginação

A base do trabalho de um facilitador é a escuta. Os outros participantes costumam relatar que saem das reuniões com a sensação que foram ouvidos, o que gera mais motivação para se dedicarem.

Como a entrega final é algo palpável, atrativo e com muito significado, as pessoas se sentem convidadas a participar, a deixarem a sua marca. Esse sentimento é um excelente estímulo para soltar a imaginação e dar asas à criatividade.

Vale ressaltar que a facilitação visual só funciona se for elaborada de maneira correta, por profissionais qualificados.

A Team Building Brasil oferece soluções presenciais e online direcionadas às necessidades específicas de cada cliente. Contamos com os melhores facilitadores visuais, treinados para criar uma forte conexão dos participantes com as reuniões. E o produto final é entregue em poucos minutos a todos, para darem sequência aos trabalhos.

O que achou do nosso artigo? Que tal experimentar a metodologia na sua empresa e colher os bons resultados que ela oferece? Entre em contato com o nosso time de especialistas!

Sem comentários.

Postar um comentário