Saiba como deve ser a formação de equipes virtuais e como geri-las!

formação de equipes virtuais

Saiba como deve ser a formação de equipes virtuais e como geri-las!

Após o decreto oficial da pandemia do COVID-19 no Brasil, muitas empresas enfrentam o grande desafio de se adaptar ao trabalho remoto. Algumas companhias precisaram reduzir suas equipes, por outro lado, outras organizações estão em busca de novos colaboradores para fazer parte da formação de equipes virtuais.

No entanto, esse novo modelo de contratação pode ser algo novo para muitos negócios que não estão habituados com o home office. Logo, muitas dúvidas surgem sobre quais competências avaliar no processo seletivo, de que forma a comunicação pode se tornar eficaz e quais ferramentas utilizar para otimizar os processos.

Para saber cada detalhe das questões citadas acima e obter sucesso na formação de equipes virtuais, confira o artigo a seguir e descubra a melhor forma de gerir o seu time.

Entenda o que são e como funcionam as equipes virtuais

Com a popularização do modelo de trabalho home office, faz-se necessário a compreensão sobre de qual maneira um lider pode fazer uma boa gestão a distância.

Um dos lados positivos de compor um time remoto é que não há limites territoriais para estruturar a equipe, ou seja, você pode ter um colaborador aqui do Brasil e outro do Japão, por exemplo. Porém, mesmo com a ajuda da tecnologia, com diversos artefatos a favor dos funcionários e gestores, é essencial ter o conhecimento de quais competências exigir ao contratar um time e quais técnicas serão usadas para mantê-los engajados. Para saber mais, leia abaixo algumas dicas essenciais para a formação de equipes virtuais.

Conheça quais competências avaliar ao contratar uma equipe

Algumas características precisam ser avaliadas para identificar se o candidato tem adesão à vaga ou não, como competências comportamentais, nível de conhecimento técnico, comunicação oral e escrita, proatividade e caráter.

Uma dica que pode ser muito proveitosa para avaliar aspectos individuais — como organização, proatividade e comunicação — é apresentar alguns desafios que exijam capacidade intelectual do candidato para raciocinar e mostrar as suas habilidades em solucionar a questão. Ou solicitar que sejam descritas algumas situações de conflito e de sucesso em sua última atuação na área.

Saiba como investir em uma boa comunicação

Existem inúmeras ferramentas de comunicação que podem garantir a produtividade da equipe e fornecer a visualização do progresso de maneira compartilhada. Além disso, é importante se atentar à forma como essa proximidade virtual é feita, para não desmotivar os funcionários.

Portanto, além de realizar calls de alinhamento de projetos, pense na possibilidade de reunir uma vez na semana todo o time, por meio da vídeo chamada, para contar como tem sido a sua rotina, com o intuito de descontrair e amenizar a carga de trabalho.

Faça o acompanhamento da produtividade

Para diagnosticar se os gastos com as novas contratações da equipe virtual e se o uso de ferramentas e softwares para fornecer melhor infraestrutura no dia a dia estão sendo bem aproveitados, não deixe de fazer o acompanhamento da produtividade do seu time. Essa avaliação é crucial para constatar que o fluxo de trabalho está funcionando, além de dar a chance de fornecer um feedback realista aos colaboradores.

Não se apavore com tantos detalhes na formação de equipes virtuais! Nós, da Team Building, podemos ajudá-lo com soluções personalizadas e adaptadas às necessidades de cada empresa. Temos programas organizados para explorar o potencial máximo das equipes e gerar verdadeiras transformações com novos resultados para todos!

Aproveite para entrar em contato com os nossos especialistas e conheça os serviços que podem formar a sua equipe de sucesso!

Sem comentários.

Postar um comentário