Conheça os 5 pilares da gestão de pessoas e seus impactos

Conheça os 5 pilares da gestão de pessoas e seus impactos

A gestão de pessoas engloba um conjunto de práticas voltadas para o desenvolvimento da equipe interna. Por meio desse gerenciamento, a organização “toca” na motivação, no engajamento, na retenção e capacitação dos colaboradores. O resultado é a potencialização do capital humano. Devido a essa importância, é preciso conhecer os pilares da gestão de pessoas a fim de torná-la a política central da empresa.

Neste artigo, mostraremos as colunas sustentadoras da gestão de pessoas. Além disso, apontaremos como implantá-las no gerenciamento da equipe interna. Avance para os próximos tópicos!

Quais são os cinco pilares da gestão de pessoas?

Em “Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações”, o escritor Idalberto Chiavenato define o papel do gerenciamento dos colaboradores. Segundo ele, o objetivo dessa prática é formar e consolidar times produtivos e comprometidos com as metas e estratégias da empresa. Ao analisarmos os 5 pilares da gestão de pessoas, observaremos que atingem exatamente esse objetivo.

1. Motivação

A motivação é como uma engrenagem que nos leva a atingir nossas metas. Sem esse estímulo, ninguém sairia do lugar para realizar sonhos ou concluir projetos. O mesmo acontece no aspecto organizacional, a empresa precisa dar um motivo para os colaboradores “suarem a camisa” nas suas tarefas.

Esse incentivo pode vir de uma política de meritocracia, um plano de carreira bem estruturado ou um investimento estratégico na experiência do colaborador. Reparando bem, essas três práticas recompensam os esforços do time, além de demonstrarem que a empresa se importa com o seu bem-estar profissional. Com certeza, uma excelente maneira de motivar!

2. Comunicação

A falta de diálogo derruba projetos e objetivos organizacionais. Por isso, a comunicação é essencial para uma boa gestão de pessoas. No entanto, essa prática não significa apenas criar uma rede social corporativa ou promover eventos descontraídos. Pelo contrário, a estruturação de uma boa comunicação exige estudo e a aplicação de conceitos eficientes.

Um deles é o feedback. Quando existe esse aconselhamento franco, os colaboradores entendem suas falhas e habilidades. Dessa forma, percebem como avançar na sua carreira. Além disso, o time passa a confiar mais na empresa – algo que eleva a sua produtividade.

3. Treinamento e desenvolvimento

Podemos dizer que o treinamento e o desenvolvimento é um “adubo” para a potencialização da gestão de pessoas. Afinal, se a empresa treina e desenvolve os colaboradores, o retorno é visto na qualidade dos serviços e nos lucros do negócio.

Contudo, um programa de treinamento e desenvolvimento precisa ser bem direcionado para suprir as necessidades do time. Por isso, as atividades experienciais são as mais indicadas, pois utilizam situações vivenciais e fazem um paralelo com as que acontecem no dia a dia dos colaboradores. Dessa forma, a retenção do conhecimento é maior e o engajamento em relação ao treinamento também.

4. Conhecimento e Competência

A cultura do aprendizado auxilia no desenvolvimento das soft skillsdos colaboradores. Essas habilidades são muito desejadas pelas empresas e extremamente importantes para o sucesso das demandas internas. Para entregar o conhecimento certo de acordo com as competências do colaborador, é necessária uma avaliação de desempenho.

Desse modo, os gestores descobrem se um profissional tem, por exemplo, a empatia, o raciocínio lógico ou a orientação para resultados. Essa gestão personalizada ajudará o time a ligar os aprendizados com os recursos intelectuais e comportamentais que tem, além de perceber como canalizá-los para os serviços que presta na empresa.

5. Trabalho em equipe

Quando não há integração entre a equipe, criam-se barreiras perigosas na organização. Uma vez que, sem a ajuda mútua, não é possível chegar à excelência nas demandas que vem por meio da fusão das habilidades dos colaboradores. Sendo assim, a boa gestão de pessoas estimula o trabalho em equipe.

Um modo de alcançar esse objetivo é implantando o conceito da pluralidade dos times. Como assim? A ideia é montar equipes com competências distintas, mas que se complementam na realização de uma tarefa.

Sem dúvidas, os gestores precisam entender bem cada um dos princípios da gestão de pessoas. Afinal, é por meio desse conhecimento que acontecerá uma implantação eficiente e os resultados positivos serão, claramente, vistos.

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