Como conter a ansiedade no ambiente de trabalho

Como conter a ansiedade no ambiente de trabalho

Um profissional competente começa a baixar seu desempenho nos serviços, isolar-se dos outros membros do time e perder a paciência com facilidade. Depois de alguns dias, ele não aparece mais no trabalho e, por fim, se afasta completamente da empresa. O que ocasionou essa mudança repentina? Podemos pensar em diversas possibilidades, e a ansiedade é uma delas. Esse transtorno é muito comum e devasta a saúde dos colaboradores. Mas como conter a ansiedade?

Neste artigo, apontaremos os fatores que a impulsionam. Além disso, mostraremos como afeta a saúde mental e física dos profissionais. Por fim, daremos dicas para prevenir esse transtorno no ambiente de trabalho. Acompanhe!

Quais fatores geram ansiedade na empresa?

Um estudo feito pela National Center for Biotechnology Information sobre ansiedade no contexto corporativo mostrou que o ambiente interno tem um forte peso no desenvolvimento da doença. Em resultado disso, os colaboradores perdem a produtividade e a satisfação no serviço. Como saber as causas que estimulam esse transtorno na organização? Vejamos algumas delas.

Excesso de trabalho e exigências

O mundo dos negócios exige que os trabalhadores sejam multitarefas, altamente produtivos, inovadores, persigam metas e cumpram prazos. Embora todas essas práticas façam parte do contexto organizacional, quando os colaboradores são pressionados a atingí-las a todo custo, forma-se a base para a ansiedade. Se repararmos bem, as exigências citadas acima levam ao excesso de trabalho e, fatalmente, ao esgotamento emocional.

Além disso, podemos dizer também que a ansiedade aparece quando os desafios enfrentados tornam-se mais elevados do que as habilidades, neste caso, saímos do nosso estado de flow.

Falta de crescimento profissional

Todos fomos feitos para progredir na vida pessoal e profissional. Sendo assim, a estagnação na carreira corporativa pode ser o “gatilho” para a ansiedade no trabalho. Muitos ficam desgostosos quando percebem que os anos passam, mas as promoções internas não acontecem devido à falta de um plano de carreira organizacional.

Ambiente interno nocivo

A falta de entrosamento e os conflitos entre a equipe tornam o ambiente interno muito pesado. Acrescente a isso o chamado assédio moral, que envolve ameaças, insultos, piadas, constrangimentos e instruções imprecisas de trabalho. Essa atmosfera tóxica sufoca a o bem estar e eleva os níveis de estresse dos colaboradores.

Ausência da aprendizagem

A falta de um programa de treinamento para o time impede o desenvolvimento intelectual e profissional. Em vista disso, os colaboradores ficam ansiosos com o fato de não se “reciclarem” e ficarem obsoletos no concorrido mundo empresarial. Além disso, sem um processo de aprendizagem, eles não desenvolvem habilidades que lhes confira segurança pessoal — um antídoto contra a ansiedade.

Competitividade entre a equipe

Certas empresas não incentivam o espírito colaborativo. Pelo contrário, atiçam a competitividade entre os colaboradores com o objetivo de aumentar o desempenho no trabalho. Geralmente, o efeito é contrário, pois esse tipo de ambiente gera estresse, desconfiança e uma sobrecarga emocional negativa no time.

O que fazer para prevenir a ansiedade no trabalho?

O RH tem um papel fundamental em conter a ansiedade no ambiente de trabalho. Na verdade, por meio de um monitoramento e a inserção de práticas, é possível impedir que a ansiedade dos colaboradores aumente. Existem conceitos e metodologias criadas para o meio corporativo que podem ajudar.

Por exemplo, o employer experience auxilia na implantação de estratégias que tornam agradável a experiência do colaborador na empresa. Outra maneira é oferecendo um processo de aprendizagem vivencial. Como vimos no tópico anterior, o desenvolvimento profissional e intelectual dos profissionais é muito importante.

Por meio desse modelo de instrução, a equipe aprende como lidar com desafios, melhorar o espírito de equipe, reconhecer habilidades pessoais etc. Além disso, os gestores do RH passam a conhecer melhor o time por meio dos resultados do treinamento. A consequência disso será uma empresa mais feliz, produtiva e sem estresse.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como conter a ansiedade no ambiente de trabalho? Esse conteúdo servirá de ajuda para muitos profissionais atuais. Aproveite para compartilhá-lo com seus contatos nas redes sociais!

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