Como o Debriefing pode transformar seu negócio?

Como o Debriefing pode transformar seu negócio?

Um homem de negócios inicia um projeto de expansão da sua empresa. Durante um tempo, as estratégias dão certo, mas logo aparece um obstáculo vindo do mercado em que atua e o empresário desiste do objetivo. O que aconteceu? Será que faltou força de vontade ou o desafio era realmente intransponível? Não importa o motivo, o debriefing o ajudaria a seguir adiante com o seu projeto.

Mas o que é debriefing? Como esse processo pode transformar a aprendizagem corporativa? Quais são os passos para implantá-lo na empresa? Confira as respostas nos próximos tópicos!

O que é debriefing?

O debriefing é uma ferramenta eficiente que potencializa a aprendizagem por meio da experiência. Em outras palavras, seria aprender por meio de erros e acertos. Os erros são analisados e resignificados, a fim de fazer diferente na próxima oportunidade . Já os acertos são avaliados com o objetivo de melhorá-los ou mantê-los como um padrão de qualidade na organização.

Hipoteticamente falando, o debriefing pode ser comparado a aprender a andar de bicicleta. Entre tombos, tentativas, frustrações e vitórias, nós descobrimos o valor da perseverança e o sabor de atingir um objetivo.

Trazendo essa ilustração para o mundo corporativo, o debriefing ajuda os colaboradores a entenderem na prática como resolver conflitos, aprimorar competências, melhorar processos etc. Dessa forma, a retenção dos ensinamentos é muito maior.

Sendo assim, essa metodologia é um dos pilares da aprendizagem experiencial. Visto que, vai além de repassar conhecimentos, atingindo as motivações que levam a sólidas mudanças comportamentais nos colaboradores.

Como implantar esse processo na empresa?

Podemos dizer que o debriefing é um potente instrumento da arte sagrada da aprendizagem. Quando os colaboradores são envolvidos por esse processo, ficam diante de “espelhos” que refletem os aspectos negativos e positivos da imagem. No entanto, para que o debriefing produza bons frutos na empresa, é necessário que os gestores cumpram alguns requisitos. Vejamos quais são.

Faça reuniões

Segundo o livro “Organizational Culture and Leadership”, de Edgar H. Schein (ex-professor da Sloan School of Management – MIT), é essencial a existência de um complexo sistema de aprendizado em grupo na empresa. Como conseguir isso com debriefing?

No fim de cada ciclo de um projeto, o líder assume papel de facilitador e aciona a sua equipe para uma reunião, onde estimulará o time a pensar, refletir e questionar sobre a trajetória desta da jornada em questão. Em vez de uma conversa vaga, esse encontro visa entender o percurso feito pelos profissionais ao passo que realizaram as suas tarefas. Dessa forma, a equipe olha a fase finalizada de um ângulo externo. Logo, monta-se uma espécie de mural com os erros e acertos do time.

Lance perguntas e abra espaço para que os colaboradores também as façam

Para direcionar a reunião, sugere-se o uso de perguntas bem elaboradas. Todos podem dar as suas opiniões e sugestões construtivas. Alguns questionamentos importantes são:

  • Como foi o desempenho da equipe no projeto?
  • Quais aspectos funcionaram com eficiência?
  • O que precisa e como pode ser melhorado?
  • Que fatores estão além do controle do time e como minimizá-los?
  • Surgiram imprevistos? Como lidar com eles no futuro?
  • De que forma as melhorias discutidas serão implantadas?

Aponte as lições aprendidas

Considerando as respostas da fase anterior, o gestor, junto ao seu time, passam a enxergar as ações que podem ser tomadas e como poderão ser implementadas. Talvez seja necessária uma alteração nos processos, normas, regras, procedimentos ou regulamentos executados. Além disso, seria importante a criação de uma lista de práticas para a consolidação das novas condutas.

Mostre o “caminho das pedras”

A liderança apontará o “caminho as pedras” para alcançar a eficiência nos projetos internos. Porém, os demais profissionais da empresa são peças fundamentais para a fixação dos aprendizados vindos com o debriefing.

Sendo assim, as resoluções adotadas em cada final de ciclo logo farão parte da etapa seguinte do projeto. Com o tempo, a cultura da prevenção, do monitoramento e da melhoria, será a regra dentro do negócio. E o resultado disso não pode ser outro além do alcance da excelência nos processos internos.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como o debriefing pode transformar a sua empresa? Então, transforme-a ainda mais investindo no desenvolvimento de líderes!

Sem comentários.

Postar um comentário